BRASIL

Mercedes-Benz fornecerá 2.600 ônibus para o programa Caminho da Escola

Crédito Divulgação Mercedes-Benz

O fornecimento de veículos escolares para municípios brasileiros pode ser um dos impulsionadores para a retomada da indústria brasileira do ônibus. Depois de a Volkswagen anunciar o fornecimento de 2.500 ônibus para Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), a Mercedes-Benz do Brasil Ltda. anunciou a conquista de licitação para a produção de 2.600 ônibus para o programa.

Todos os veículos contam com chassi LO 916, com carrocerias a serem produzidas pela Caio e Mascarello, atendendo às especificações dos diferentes modelos para cada região do país: ORE 1, ORE 2 e também do ONUREA PA. As prefeituras e os estados poderão solicitar os ônibus que necessitam até o dia 14 de setembro de 2022.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, declarou que com a nova licitação a empresa atingirá o total de aproximadamente 8.500 ônibus em circulação pelo programa federal desde 2007, quando teve início.

Os veículos dos modelos ORE 1 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Pequeno) com 29 assentos para crianças, e ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 poltronas, possuem características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas para aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto) e parachoques elevados.

Os ônibus do modelo ONUREA PA (Ônibus Urbano Acessível Piso Alto – Categoria Pequeno), com 29 bancos para crianças, mais um auxiliar, são adequados ao transporte escolar em áreas urbanas, como menor altura de carroceria em relação ao solo, eixo traseiro com diferencial convencional, pneus com perfil para asfalto, além do sistema de ar-condicionado que proporciona maior conforto às crianças.

Os ônibus também foram desenvolvidos para facilitar a acessibilidade dos alunos, com porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), o que permite acesso prático e seguro aos estudantes com dificuldades de locomoção. Dispõem também de dois bancos reservados a alunos com deficiência física e cintos de segurança de quatro pontos. As carrocerias dos veículos dispõem de porta-pacotes vazados para acomodação de mochilas.

A linha de modelos da Mercedes-Benz para o programa Caminho da Escola é formada pelos modelos de chassis LO 916 para a categoria ORE 1 (entre-eixos de 4,25 metros para ônibus convencional de até 7,4 metros, com 29 assentos para estudantes), ORE 2 (entre-eixos de 4,8 metros, com até 9,0 metros de comprimento e 44 assentos), ONUREA PA (entre-eixos de 4,25 metros, com 7,4 metros de comprimento e 29 assentos) e também o OF 1519 R para o ORE 3 (entre-eixos de 6 metros, com 11 metros e 60 assentos).

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!