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04/02/2022
O mercado argentino de veículos pesados (caminhões e ônibus) iniciou o ano de 2022 com a venda de 1.330 unidades resultado que corresponde a queda de 5,7% em relação a janeiro de 2021, quando comercializou 1.410 unidades. Em comparação com dezembro de 2021, houve crescimento de 79,2% (742 veículos).
O comportamento do mercado seguiu o ritmo de 2021, com o caminhão Iveco 170E na liderança do mercado deste ano, com 115 unidades vendidas e a participação de 8,6% do mercado, com crescimento de 36,9% sobre as vendas de janeiro de 2021 (84 unidades), mas com queda de 8,7% em relação às 126 unidades vendidas em dezembro de 2021.
Em vendas mensais o mercado argentino apresentou três novidades em janeiro: a primeira foi a vice-liderança da Agrale com 60 unidades e a participação de 4,5% do mercado, com o chassi Agrale MT 17.0 (motor traseiro e piso baixo) em comparação com os 33 veículos vendidos em janeiro de 2021, crescimento de 81,8%.
A segunda surpresa foi realizada pela Mercedes-Benz que classificou oito veículos da terceira e à décima posições em vendas no mês de janeiro. O outro fato inusitado foi registrado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus que em vendas por modelos, pela primeira vez não classificou nenhum veículo da marca entre os 20 mais vendidos do mês.
Por marcas, a Mercedes-Benz foi a líder em vendas, com o total de 549 veículos comerciais no primeiro mês do ano e a participação de 41,3% do mercado, mas com queda de 9,6% em comparação com os 607 veículos vendidos em janeiro de 2021 e 38,5% superior às 286 unidades vendidas em dezembro do ano passado.