AMÉRICA DO SUL

Na Argentina, vendas de comerciais pesados cai 3,7% em julho

Crédito Divulgação Internet

11/08/2023

O mercado argentino registrou, em julho, a venda de 1.221 veículos comerciais pesados (caminhões, tractocaminhões e ônibus), contra 1.418 unidades comercializadas no mesmo mês do ano passado. De acordo com os dados divulgados pela SIOMMA, a queda foi de 13,9%. Na comparação com junho de 2023, a retração foi de 3,7% (1.268 veículos).

Apesar desse desempenho negativo, no acumulado do ano a retração é menor, com 6.4%. Foram vendidos 8.559 veículos, com retração de 6,4% em comparação com as 9.142 unidades faturadas nos sete primeiros meses de 2022.

Entre as marcas, a briga entre a IVECO e a Mercedes-Benz segue acirrada, com ampla vantagem sobre as demais concorrentes. Em julho, a surpresa foi a liderança da Mercedes-Benz, com 483 unidades e 39,6% de participação de mercado, superando a IVECO, que licenciou 427 veículos (35,0% de market share). A Scania classificou-se na terceira posição com a venda de 118 veículos vendidos e a Agrale, em quarto, com 59 unidades. Volkswagen, com 45 veículos, Hino, com 37, e Volvo, com 29 unidades fecham os seis melhores em vendas mensais.

Nas vendas acumuladas de janeiro a julho, a IVECO manteve a liderança do mercado com 3.219 unidades vendidas (37,6% de participação) e crescimento de 21,2 em relação às 2.655 unidades do mesmo período do ano anterior. A Mercedes-Benz ficou em segundo, com 3.081 veículos (36,0% de participação) e queda de 18,3% em comparação com 2022 (3.770 unidades). Em terceiro, a Scania, com 880 unidades (10,3% de market share) e queda de 12,8% em relação aos 1.009 veículos em igual período do ano passado, seguida pela Agrale, que registrou 454 veículos (5,3% do mercado) e retração de 17,0%, em comparação com as 547 unidades vendidas em 2022.

A grande surpresa foi a Hino que registrou crescimento de 262,5% nos primeiros sete meses deste ano. Apesar de estar na sexta posição, atrás também da Volkswagen (320 veículos), a Hino vendeu 174 unidades contra apenas 48 no mesmo período de 2022. A maior queda foi da Volvo, 59,5%. A fabricante comercializou 224 unidades, contra 553 de janeiro a julho do ano anterior.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!