AMÉRICA DO SUL

Na Colômbia, vendas de caminhões iniciam ano com crescimento

Crédito Divulgação Internet

08/02/2023

A venda de veículos comerciais pesados no mercado colombiano iniciou o ano com crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo dados da ANDEMOS (Associação Nacional pela Mobilidade Sustentável), foram vendidas 3.248 unidades (entre caminhões e ônibus), 26,9% acima das 2.560 unidades de janeiro de 2022.

O segmento de caminhões foi o que registrou crescimento em janeiro, sendo que a categoria de caminhões com PBT (Peso Bruto Total) até 10,5 toneladas alcançou a venda de 2.200 veículos, com crescimento de 24,6% sobre as 1.766 unidades comercializadas no ano anterior. O segmento de caminhões com PBT superior a 10,5 toneladas vendeu 833 unidades, 89,7% acima dos 439 cavalos mecânicos faturados no primeiro mês de 2022.

A única categoria que apresentou queda foi a de ônibus e miniônibus, com 215 unidades, 39,4% abaixo dos 355 veículos faturados em janeiro do ano passado.

Oliverio Enrique García Basurto, presidente da ANDEMOS, que congrega as empresas do setor automobilístico da Colômbia, considerou o desempenho positivo e destacou que o resultado ainda não foi impactado pelos reflexos provocados pelo aumento de juros decidido pelo banco central da Colômbia.

Na venda de veículos comerciais elétricos (BEV) houve queda significativa em relação ao mesmo mês de 2022. Foram comercializadas apenas 42 unidades, 85,2% abaixo das 284 do mesmo mês do ano anterior. Foram vendidos apenas 42 caminhões até 10,5 toneladas de PBT e nenhum ônibus ou caminhão acima de 10,5 toneladas.

Entre os caminhões até 10,5 ton, a Chevrolet liderou o mercado com 522 unidades vendidas e crescimento de 54,7% sobre as 344 unidades de janeiro de 2022, seguida pela Foton, com 270 unidades e queda de 4,7% em relação ao ano anterior (284 unidades), e pela Renault, com 251 unidades e queda de 39,5% sobre os 415 veículos.

Em caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas, a liderança foi da Kenworth, com 186 unidades e elevação de 102,2% (92 unidades), seguida pela Scania, com 115 veículos (crescimento de 1.050,0% sobre os 10 veículos vendidos no ano anterior) e pela International, com 107 unidades (aumento de 105,8%).

Na categoria de ônibus e miniônibus, a Chevrolet ficou em primeiro, com 79 unidades (crescimento de 61,2% sobre as 49 unidades), seguida pela Renault, com 53 (elevação de 194,4% sobre as 18 unidades do ano anterior) e pela Mercedes-Benz, com 47 veículos e aumento de 291,7% (12 veículos em janeiro de 2022).

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