AMÉRICA DO SUL

Na Colômbia, vendas de ônibus elétricos fazem mercado voltar a crescer depois de dois anos

Crédito Divulgação Internet

04/04/2022

As vendas de ônibus elétricos para atender a renovação de frota do transporte coletivo urbano em Bogotá fizeram com que o segmento de veículos de passageiros registrasse crescimento no primeiro trimestre deste ano. Este é o primeiro trimestre com elevação nas vendas de ônibus na Colômbia desde março de 2020.

De acordo com dados divulgados pela Andemos (Associação Nacional para a Mobilidade Sustentável) foram entregues 858 unidades, contra as 356 no mesmo período do ano anterior, com crescimento de 141,0%. A BYD, com 554 unidades comercializadas foi a líder absoluta, com aumento de 502% em relação às 92 unidades entregues no primeiro trimestre de 2021, em participação de 64,6%.

A entrega de ônibus elétricos para o sistema de transporte coletivo urbano de Bogotá vem puxando as vendas desde janeiro, quando entraram em operação 245 novos veículos. Em fevereiro foram outras 145 unidades e, em março, mais 141ampliaram a frota da capital colombiana.

 Apesar deste crescimento significativo em elétricos, a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis foi de 300 unidades, com elevação de apenas 14,0% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Neste subsegmento, a Chevrolet foi a líder, com 129 unidades vendidas, contra 98 no mesmo período de 2021, seguida pela Renault, com 46 unidades, e pela Hino, com 36 unidades.

O presidente da Andemos, Oliverio García, informou que, a despeito desses resultados positivos no segmento de veículos para o transporte de passageiros, o mercado colombiano poderia ter atingido vendas superiores, se não ocorresse a falta de modelos à disposição dos clientes.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!