Crédito Divulgação Internet
06/03/2023
A Fenabrave, Federação Nacional de Concessionários de Veículos Automotores, divulgou os dados das vendas de caminhões no mercado brasileiro, que atingiram, em fevereiro, o volume de 7.825 caminhões, com queda de 3,53% em relação ao mesmo mês de 2022 (8.111 unidades). Em relação a janeiro deste ano, a queda foi de 23,4%, quando foram comercializadas 10.215 unidades.
No acumulado do ano, entretanto, o resultado do bimestre é positivo com 18.040 veículos, 8,56% acima dos 16.618 caminhões vendidos nos dois primeiros meses de 2022.
As vendas de ônibus mantiveram o ritmo do final de 2022 e continuam em elevação. Em fevereiro, foram 2.288 unidades, com crescimento de 98,3% em relação a fevereiro do ano passado (1.154 unidades) e de 6,32% em relação a janeiro, quando foram comercializados 2.152 ônibus.
No acumulado do bimestre, o segmento somou 4.440 veículos, 78,46% superior às 2.488 unidades, em igual período do ano passado.
O presidente da Fenabrave, Andreta Júnior, considerou o resultado positivo porque o mês de fevereiro teve apenas 18 dias de vendas e acrescentou que a alta de juros e a sazonalidade do início do ano prejudicaram a comercialização de produtos.
Na opinião de Andreta Júnior o momento de antecipação de compra de veículos comerciais pesados, em consequência a mudança de tecnologia dos motores, estabelecida pela legislação brasileira Proconve P8, já era esperada porque, no primeiro trimestre, os compradores podem escolher os veículos adequados às duas regras de emissões.
No segmento de ônibus, Andreta Júnior considerou que são evidentes os sinais de recuperação do mercado porque a categoria viveu um momento difícil com as restrições à mobilidade e dificuldades enfrentadas pelas empresas de transporte de passageiros e que atualmente ocorre o movimento de renovação e/ou aumento das frotas para atender o maior número de pessoas em busca de transporte rodoviário.
As informações da Fenabrave indicam que o mês de fevereiro manteve a equilibrada disputa entre a Mercedes-Benz e a Volkswagen/MAN no segmento de caminhões, com a Mercedes estabelecendo a importante vantagem de 456 unidades à frente da VW/MAN. Foram faturados 1.130 veículos para a Mercedes-Benz (49,39% de participação) e 593 unidades para a VW/MAN (25,92%).
Em vendas acumuladas, a Mercedes-Benz alcançou 5.648 unidades, com participação de 31,31%, e a VW/MAN atingiu 4.401 (24,40%). A Volvo, em terceiro, somou 3.288 veículos e participação de 18,23%.
No categoria de ônibus, a Mercedes-Benz manteve a tradição de domínio do mercado, com a venda em fevereiro de 1.130 veículos (49,39%), com a VW/MAN na segunda posição, com 593 unidades e 25,92% e a Marcopolo em terceiro com 460 unidades e 20,10% de share.
No acumulado do bimestre, a Mercedes-Benz somou 2.119 ônibus (47,73%), seguida pela VW/MAN com 1.032 (23,24%) e pela Marcopolo, com 883 e 19,89%.
No site da Fenabrave surgiu a informação da venda de duas unidades do caminhão LVtong, marca chinesa de veículos comerciais elétricos, que estreiam no mercado brasileiro.
Resumo de vendas acumuladas no primeiro bimestre
Caminhões
Marca Volume
1 – Mercedes-Benz 5.648
2 – VW/MAN 4.401
3 – Volvo 3.288
4 – Scania 1.679
5 – IVECO 1.559
6 – DAF 1.306
7 – JAC 63
8 – Hyundai 61
9 – Foton 28
10 – Agrale 5
Ônibus
1 – Mercedes-Benz 2.119
2 – VW/MAN 1.032
3 – Marcopolo 883
4 – Volvo 181
5 – Agrale 94
6 – IVECO 93
7 – Scania 36
8 – Lvtong 2
Caminhões mais vendidos
A Volvo, com o modelo FH 540 mantém a posição de caminhão mais vendido do mercado brasileiro nos dois primeiros meses de 2023. A surpresa foi a liderança, em fevereiro, do caminhão DAF XF, com 414 unidades, que desbancou o então líder, o Volvo FH 540, o segundo caminhão mais vendido, com 340 emplacamentos,
Marca Volume (unidades) Categoria
1 -Volvo FH 540 1.222 Pesado
2 – DAF XF 1.166 Pesado
3 – Volvo VM 270 726 Semipesado
4 – VW/MAN 11.180 660 Médio
5 – Scania R450 653 Pesado
6 – MB Accelo 1016 616 Leve
7 – MB Actros 2651 532 Pesado
8 – Volvo FH 460 504 Pesado
9 – MB Sprinter 418 448 Semileve 10 – VW/MAN 29.520 400 Pesado