Crédito Divulgação Internet
08/07/2022
A AAP, Associação Automotriz do Peru, informou que a venda de caminhões e tractocaminhões cresceu 5,1% no primeiro semestre deste ano, com total acumulado de 7.928 unidades, contra 7.545 unidades no mesmo período do ano passado. A venda de micro-ônibus e ônibus atingiu 1.312 veículos, volume 48,9% superior ao total de 881 veículos registrado no primeiro semestre de 2021.
A expansão registrada por caminhões e tractocaminhões foi explicada pela eliminação das restrições de tráfego em todo o país, facilitando a circulação dos veículos, bem como pelo desempenho positivo de diversos setores econômicos que utilizam intensamente o transporte de produtos, como alimentos, medicamentos, construção, comércio varejista e atacadista em consequência da reativação do mercado depois do momento mais forte da pandemia.
O gerente de Estudos Econômicos da AAP, Alberto Morisaki, ponderou que o significativo crescimento de vendas foi em consequência da baixa base de comparação om os números de 2021. Mas a recuperação que o setor do transporte de passageiros tem apresentado tanto a nível urbano quanto intermunicipal ocorreu graças à eliminação da maioria das restrições de movimento e capacidade o que permitiu que várias atividades voltassem a funcionar com mais força, incluindo os setores de restaurantes, hotelaria e serviços de turismo e entretenimento, gerando maior demanda por serviços de transporte.
Morisaki também mencionou que o regresso às atividades presenciais nos centros educativos e de trabalho tem sido também um elemento importante para a retoma das atividades relacionadas com o transporte de pessoas, e que tem injetado dinamismo na venda de ônibus e micro-ônibus.