AMÉRICA DO SUL

No Peru, venda de caminhões cresce 59.9% e de ônibus cai 9,0%

Crédito Divulgação Arquivo Internet

O mercado peruano registrou vendas acumuladas de 12.632 veículos comerciais no período de janeiro a setembro de 2021 com crescimento de 48,2% em comparação aos mesmos nove meses do ano passado, com 8.526 unidades. Segundo a AAP (Associação Automotriz do Peru), esse bom desempenho foi influenciado pela recuperação registrada em setores como construção, mineração e comércio, entre outros.

Em caminhões, foram 11.307 unidades, com crescimento de 59,9% em relação ao mesmo período de 2020 (7.070 unidades). Os caminhões rígidos totalizaram de janeiro a setembro 9.291 unidades, com elevação de 56,8% em relação às 5.927 unidades de janeiro a setembro de 2020. O segmento de cavalos mecânicos também apresentou crescimento de 76,7%, com 2.016 unidades neste ano contra 1.141 unidades no mesmo período de 2020.

O único segmento que registrou retração foi o de transporte de passageiros, com 1.325 unidades contra 1.456 unidades no ano anterior e queda de 9,0%. Segundo a AAP, o transporte de pessoas, tanto a nível urbano como rodoviário, tem sido um dos setores mais afetados pela pandemia devido às restrições de capacidade emitidas pelo governo peruano, elemento que tem contido a sua recuperação ao contrário do resto das atividades económicas.

Entre as marcas, a líder em caminhões rígidos foi a Isuzu, com 1.516 unidades e crescimento de 67,1%, seguida pela Hino, com 1.230 unidades e 52.0% de elevação, e pela Hyundai, com 890 unidades e aumento de 106.0%.

Entre os tractocaminhões, a liderança foi da Volvo, com 428 unidades e crescimento de 102,8%, seguida pela International, com 410 unidades e 115.8% de aumento, e pela Freightliner, com 402 unidades e 120,9% de avanço.

Em ônibus, a Mercedes-Benz ficou em primeiro, com 278 unidades e queda de 31,4%, seguida pela Hyundai, com 221 unidades e crescimento de 5,2%, e pela Fuso, com 145 unidades e elevação de 0,7%.

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