MUNDO

Ônibus elétrico com chassi Agrale iniciará testes em Buenos Aires

Crédito Divulgação Internet

15/07/2022

Operação deverá ter início no último trimestre deste ano por 12 meses pela DOTA S.A., maior operadora de ônibus de Buenos Aires.

O ônibus elétrico com chassi Agrale MT 17.0LE e com powertrain da britância Equipmake iniciará testes nas ruas da cidade de Buenos Aires no último trimestre de 2022.  O veículo possui unidade cinemática Equipmake com bateria de íons de lítio de 318 kWh, motor elétrico Equipmake HTM 3500, com torque de 3500 Nm a 1000 rpm e potência máxima de 400 kW, integrado ao eixo traseiro, transmissão e inversor Semikron.

Desenvolvido como parte do projeto CELEB (ônibus de entrada de baixo custo-benefício), foi financiado pelo Advanced Propulsion Centre, organização britânica sem fins lucrativos que fornece recursos para o desenvolvimento de projetos de tecnologia de energia neutra em carbono. A Equipmake liderou o projeto que envolveu vários parceiros internacionais nos últimos três anos. O programa se concentrou em oferecer um ônibus rentável projetado para cidades da América do Sul.

Trabalhando com a fabricante brasileira de ônibus Agrale e a argentina Todo Bus, a Equipmake desenvolveu do zero uma versão elétrica do monodecker Agrale MT17.0LE, que foi originalmente concebido para gás natural. Especialistas britânicos, incluindo engenheiros e designers associados à Fórmula 1, criaram seu próprio Powertrain Zero Emissions (ZED). É equipado com uma bateria modular e escalável de última geração, desenvolvida na sede da Equipmake em Snetterton, a mesma tecnologia que também é utilizada no novo ônibus elétrico de dois andares que circula pelas ruas de Londres, o Jewel E.

Nos últimos 12 meses, a equipe de engenharia da Equipmake colocou o novo ônibus em um extenso programa de durabilidade dentro e ao redor de Norfolk, com milhares de quilômetros de teste concluídos em campos de testes, centros urbanos (incluindo Norwich) e rodovias.

Com base neste sólido programa de testes, a Equipmake estima que o novo Agrale MT17.0LE elétrico terá uma autonomia de até 240 km, o que permitirá um dia inteiro de uso nas ruas de Buenos Aires. Quando a bateria se esgota ao final de um ciclo completo de trabalho, ela pode ser recarregada nos pátios do operador, usando conectores do tipo CCS2.

“Estamos ansiosos para o início do teste, e o potencial deste novo veículo é enorme. Buenos Aires tem cerca de 16.000 ônibus em suas ruas, aproximadamente o dobro da frota de Londres. Não há dúvida de que os ônibus elétricos podem desempenhar um papel importante para ajudar a capital da Argentina a atingir sua meta de zero emissões líquidas até 2050.” Disse Ian Foley, CEO da Equipmake.

O Agrale MT17.0LE tem carroceria urbana de 12 m de comprimento (padrão), com capacidade para 70 passageiros, e será operado nos próximos 12 meses pela DOTA S.A., a maior operadora de ônibus de Buenos Aires. Após a conclusão bem-sucedida do teste, o objetivo é iniciar a fabricação em massa em Buenos Aires com Agrale e Todo Bus, utilizando tecnologia licenciada pela Equipmake.

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