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Parceria entre Nova Bus e BAE Systems garante ônibus com emissão zero no Texas

Crédito Divulgação BAE Systems

20/10/2022

Cooperação de mais de uma década já possibilitou o fornecimento de 2.400 veículos híbridos nos Estados Unidos e Canadá

A Nova Bus, fabricante de ônibus urbanos do Canadá, vai começar a fornecer, neste último trimestre, os primeiros 40 ônibus LFSe+ BE totalmente elétricos para a Autoridade de Trânsito Metropolitano do Condado de Harris, no Texas, EUA. Os veículos são equipados com a mais recente tecnologia de propulsão e trem de força integrado Gen 3 da BAE Systems, e o negócio – feito em abril deste ano – é o maior que a Nova Bus recebeu até agora para fornecimento do novo modelo.

O novo ônibus LFSe+BE é resultado de mais de uma década de cooperação entre a BAE Systems e Nova Bus, período no qual foram entregues mais de 2.400 veículos da marca com propulsão híbrida da BAE Systems para diversas cidades no Canadá, além de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A parceria entre as duas empresas tem colaborado na gradativa redução de emissões em algumas da principais cidades norte-americanas. Os ônibus elétricos e híbridos fornecidos e em operação nos sistemas de transporte urbano funcionam por períodos mais longos com os motores a combustão desligados, movidos apenas por eletricidade e com emissão zero.

BAE Systems – Arquitetura em série, uma decisão estratégica

Um fator-chave no relacionamento bem-sucedido entre a BAE Systems e a Nova Bus é a arquitetura do sistema utilizada pela BAE. A estratégia da BAE Systems sempre foi oferecer arquitetura em Série, o que significa que o acionamento de tração é sempre através do motor elétrico e a fonte de energia pode ser um ICE (motor a combustão interna movido a gás ou diesel), baterias, células de combustível de hidrogênio, uma mistura das duas ou mais fontes ou qualquer outra fonte de energia que possa ser armazenada.

Sistemas Stop/Start, Arrive & Go e operações de zero emissões

Ao longo das duas últimas décadas, a BAE Systems começou a introduzir e oferecer nos veículos equipados com o seu sistema de propulsão híbrida opções para poderem operar com o motor a combustão desligado. O primeiro foi o sistema Stop/Start (SS) que desliga o motor quando o ônibus está parado, fornecendo energia apenas para os equipamentos como ar-condicionado ou operação de portas e não para os componentes que contribuam para a movimentação do veículo, como direção hidráulica. Sua introdução nos ônibus Nova Bus ocorreu entre 2016 e 2017 nas cidades de Montreal e Quebec, mas desde 2012 a BAE Systems já fornecia a tecnologia para os veículos da New Flyer do sistema Metro Transit de Minneapolis, nos Estados Unidos.

O sistema Arrive & Go (AG) funciona com o veículo em movimento. O motor é desligado quando o ônibus acessa determinadas zonas da cidade, como áreas de pedestres e locais de zonas de emissão zero. Isso é determinado pelo geofence (tecnologia que utiliza GPS, Wi-Fi ou outros recursos para determinar um perímetro geográfico virtual) ou pelo operador. A cidade de Quebec foi a primeira que iniciou as operações de geofence, desligando o motor e trafegando apenas com energia elétrica.

Estas duas tecnologias foram desenvolvidas na América do Norte com a Nova Bus (assim como com a New Flyer, outro cliente-chave da BAE Systems) e levadas para a Europa, sendo o Reino Unido o primeiro mercado a utilizar, em 2018.

Hoje a BAE Systems oferece dois sistemas híbridos, Série E e Série ER. A Série E é com ultracapacitores IkWh para operação limitada do motor desligado. A ER tem a bateria de 32 kWh para operações de geofence de emissão zero em percurso de até três milhas.

Fatos rápidos – Nova Bus e BAE Systems:

• Desde 2014, a Nova Bus já forneceu mais de 2.400 ônibus urbanos elétricos híbridos com soluções de transmissão elétrica e gerenciamento de energia da BAE Systems.

• 2.000 dos 2.400 ônibus foram implantados na província de Quebec; os demais, em Toronto e Vancouver, no Canadá, e Nova York (NYC), EUA.

• Montreal, província de Quebec, tem 800 ônibus híbridos Nova Bus equipados com soluções da BAE Systems.

• O maior pedido de ônibus híbrido foi da cidade de Nova York, em 2019, com 485 unidades (da New Flyer e Nova Bus), todas equipadas com sistemas de propulsão BAE Systems.

• A demanda por híbridos continua: em 16 de dezembro de 2021, a Mississauga Transit (também conhecida como MiWay) aprovou a aquisição de 165 ônibus híbridos elétricos movidos pelo sistema de propulsão e energia Series-ER da BAE Systems. O negócio no valor de US$ 31 milhões tem entregas previstas para 2022 e 2023. No início de março de 2022, a Toronto Transit Commission (TTC) aprovou, pelo valor de US$ 59 milhões, a compra de 337 ônibus híbridos elétricos também movidos pelo sistema de propulsão Series-ER e fornecidos por dois fabricantes de ônibus, New Flyer e Nova Bus. A Toronto Transit Commission (TTC) é cliente tradicional da BAE Systems e ainda possui veículos da geração 1 (Gen 1) de tecnologia de propulsão da BAE em serviço. O fornecimento para a TTC pode chegar a 1.200 ônibus adicionais para as operadoras de trânsito da área metropolitana de Toronto, como a Mississauga Transit.

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