BRASIL

Produção brasileira de caminhões cresce 29,1% de janeiro a abril

Crédito Divulgação ao Autor

09/05/2024

Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção brasileira de caminhões fechou os primeiros quatro meses do ano com crescimento de 29,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram produzidas 40.983 unidades contra 31.752 numa forte demonstração de recuperação face ao início de 2023 quando, devido à alteração da legislação de emissões e à entrada do Euro 6, a produção e as vendas ficaram comprometidas.

Em abril foram produzidos 11.656 caminhões, um aumento de 60,7% em relação aos 7.255 de abril do ano passado, e um aumento de 3,8% em relação ao desempenho de março (11.224 unidades).

Para a Anfavea, o que agora pode impactar na manutenção do ritmo de crescimento da produção de veículos comerciais é a situação de calamidade que o Rio Grande do Sul enfrenta, com colheita prejudicada e rodovias bloqueadas. “O estado é um grande produtor agrícola, com a economia ligada à agropecuária. A região também é um importante pólo de fornecedores de autopeças. Ainda é muito cedo para avaliar a escala do impacto. Mas há riscos de quedas tanto na produção quanto no mercado”, comentou Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!