BRASIL

Produção brasileira de caminhões recua 27,6% em abril

Crédito Divulgação Internet

12/05/2022

A falta de componentes eletrônicos que desafia a indústria automobilística brasileira desde o ano passado fez com que o ritmo de produção nacional de caminhões registrasse queda de 27,6%, com 9,4 mil unidades contra 13,1 mil no mesmo mês de 2021, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

O desabastecimento na cadeia de suprimentos paralisou linhas e fez com que o volume produzido fosse próximo ao de janeiro, tradicionalmente um mês fraco em vendas. “Além dos feriados que reduziram o número de dias úteis em abril, mais empresas tiveram que interromper atividades por causa da falta de componentes”, justificou o vice-presidente da Anfavea para veículos pesados, Gustavo Bonini. O executivo acredita em melhora no segundo semestre.

No acumulado dos quatro meses a produção acumulou 43,8 mil caminhões, com queda de 5% em relação ao registrado há um ano, de 46,1 mil unidades.

Produção de ônibus no Brasil sobe 4% no acumulado do ano

A produção de chassis de ônibus no Brasil apresentou uma variação positiva de 4% no acumulado do ano em relação a 2021. De janeiro a abril deste ano, foram produzidas 7.328 unidades, comparadas às 7.048 no mesmo período do ano passado.

A produção de chassis urbanos foi mais expressiva, alcançando 6.278 unidades nos quatro primeiros meses de 2022, e a de rodoviários foi de 1.050 unidades.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!