Crédito Divulgação Marcopolo
11/09/2025
A produção brasileira de carrocerias de ônibus registrou, em agosto, volume total de 2.066 unidades, com queda de 4,0% em relação a agosto do ano passado (2.154 unidades). Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), em comparação com julho deste ano, houve leve queda de 0,9% (2.085 unidades).
No acumulado de 2025, a produção aumentou 4,8%, com 15.751 ônibus em comparação com as15.026 unidades fabricadas no mesmo período de 2024.
Por segmento, o de maior volume de produção em 2025 continua sendo o de urbanos, com 6.521 unidades, com aumento de 7,1% em relação aos 6.088 veículos fabricados nos oito primeiros meses do ano passado.O segmento de rodoviários atingiu 5.167 unidades, com aumento de 16,6% em relação às 4.431 unidades do mesmo período de 2024, seguido pelo de micro-ônibus, com 2.962 veículos, e retração de 32,9% em relação às 4.413 unidades fabricadas de janeiro a agosto de 2024. De miniônibus foram produzidas 945 unidades, além de 156 veículos de modelos intermunicipais.
Exportações crescem 23,5%
As exportações brasileiras de ônibus apresentaram crescimento de 23,5%, com 2.234 unidades, em comparação com os 1.809 veiculos enviados ao exterior no mesmo período do ano passado. Foram 1.851 ônibus rodoviários, 254 urbanos, 115 micro-ônibus, 13 miniônibus e um modelo intermunicipal. Além dessas unidades, os dados da Fabus incluem ainda 183 veículos da marca Volare.
Caio Induscar mantém liderança
A Caio Induscar manteve a liderança, com 4.985 carrocerias de ônibus de janeiro a agosto de 2025, seguida pela Marcopolo, com 4.784, Mascarello, com 2.071, Neobus, com 1.536, Comil, com 1.248, Carbus (Busscar), com 665, e pela Irizar, com 462 unidades. Os dados da Fabus incluem ainda 2.113 veículos da marca Volare, que, neste ano, passaram a ser computados na produção brasileira de ônibus, apesar de serem veículos completos e não apenas carrocerias.





