Crédito Divulgação Alex Battistel
04/12/2025
O Projeto Caldeira Verde, da Frasle Mobility, iniciativa que substituiu o uso de gás natural por biomassa renovável na geração de vapor industrial, marca um avanço significativo na agenda ambiental da companhia. A iniciativa permitiu uma redução mensal de 440 mil metros cúbicos no consumo de gás natural e de 60% nas emissões de gases de efeito estufa da multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade, o que representa cerca de 10 mil toneladas de gás carbônico por ano.
Com investimento de R$ 17 milhões, a Caldeira Verde passou a promover ganhos expressivos em eficiência energética e redução de impactos ambientais. Localizada na operação de Caxias do Sul (RS), a iniciativa está alinhada à Ambição ESG e às metas estratégicas da Randoncorp, companhia ao qual a Frasle Mobility pertence. Esses resultados representam metade da meta corporativa da Randoncorp de reduzir 40% das emissões até 2030.
“Esse reconhecimento reforça o compromisso da Frasle Mobility com a inovação sustentável e a busca constante por soluções que unam eficiência, competitividade e responsabilidade ambiental. A Caldeira Verde é um exemplo de como a tecnologia pode gerar valor para o negócio e para a sociedade”, afirma o diretor responsável pelo setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da empresa, Alfredo Lorenzoni.
Além da descarbonização, o uso de biomassa fortalece o conceito de circularidade, ao empregar resíduos de madeira como fonte energética. O projeto demonstra como tecnologia e responsabilidade ambiental podem estar juntas na construção de um futuro mais sustentável para a indústria.






