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Renault Trucks vai oferecer gama elétrica completa a partir de 2023

Divulgação Renault Trucks, Caminhões elétricos

Divulgação Renault Trucks, Caminhões elétricos

A Renault Trucks SAS de Lyon confirmou que oferecerá uma linha completa de caminhões elétricos a partir de 2023 – atendendo a cada segmento, abrangendo distribuição, construção e longa distância.

Em março de 2020, a Renault Trucks iniciou a produção em série de sua segunda geração de veículos elétricos em sua fábrica de Blainville-sur-Orne. Ele agora tem uma ampla gama totalmente elétrica no mercado, de 3,1 a 26 toneladas. Composto pelos Renault Trucks D Z.E., D Wide Z.E. e o Renault Trucks Master Z.E., atende aos requisitos de transporte urbano, entrega, distribuição e coleta de lixo.

Z E. versão trator e para construção em 2023

Os preparativos estão em andamento para comercializar um Z.E. trator atendendo às necessidades de transporte regional e inter-regional a partir de 2023. Uma oferta totalmente elétrica destinada à construção urbana estará também disponível para encomenda até essa data. Durante a segunda metade da década, a Renault Trucks poderá oferecer uma gama de caminhões elétricos movidos a células de combustível de hidrogênio, principalmente para operações exigentes e pesadas de longo curso.

Do lado da Pesquisa e Desenvolvimento, a Renault Trucks pretende responder aos principais desafios tecnológicos através de parcerias estratégicas, bem como contando com sinergias dentro do Grupo Volvo para aumentar volumes e reduzir custos. A empresa também se beneficiará do trabalho realizado pela nova unidade de desenvolvimento do Grupo Volvo dedicada a veículos de tonelagem média, um segmento central para a introdução gradual de eletromobilidade para caminhões. A Renault Trucks vai também capitalizar em parcerias desenvolvidas pela Volvo Energy, a nova entidade dedicada ao fornecimento, segunda vida e reciclagem de baterias, bem como a soluções de carregamento. O desenvolvimento de baterias específicas para aplicações em veículos de mercadorias pesadas se beneficiará da aliança estratégica formada pelo Grupo Volvo e Samsung SDI.

Compromisso com a mobilidade elétrica

A Renault Trucks afirma estar comprometida com a mobilidade elétrica. Em um comunicado divulgado em março deste ano, disse: ‘Para ajudar a cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a menos de 1,5 graus Celsius em comparação com os níveis pré-industriais, a Renault Trucks está empenhada em transformar o mercado de caminhões eletrificando gradualmente sua frota para tornar-se neutro em carbono dentro de 30 anos. Como os caminhões têm uma vida útil de pelo menos dez anos, todos os caminhões fabricados até 2040 devem funcionar sem combustíveis fósseis. A energia de bateria elétrica e de célula de combustível serão cruciais para alcançar esta grande transformação em direção ao transporte livre de carbono.

Nesse sentido, em março deste ano, a Renault Trucks anunciou a criação de uma nova organização dedicada à mobilidade elétrica. A nova entidade passou a ser responsável por projetos de mobilidade elétrica para auxiliar na transição de clientes, aumentando a eficiência operacional e a satisfação do cliente. Esta equipa adquiriu um elevado nível de especialização e está a trabalhar no desenvolvimento de parcerias envolvendo todos os stakeholders (transportadores, distribuidores, entidades públicas, fornecedores de energia, etc.) para propor gama eléctrica inteligente e competitiva com valor acrescentado para os transportadores.

Novo centro de P&D de € 33 milhões – X-Tech Arena – em construção em Lyon Para facilitar a sua transição sustentável, a Renault Trucks contará com o apoio do seu novo centro de I&D em Lyon – o X-Tech Arena – que será construído no início de 2023 e representará um investimento de 33 milhões de euros.

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