BRASIL

S-WAY, o caminho da IVECO para continuar crescendo no Brasil

Crédito Divulgação Internet

08/11/2022

A IVECO apresentou no mercado brasileiro o caminhão S-WAY, segundo a montadora, o melhor pesado desenvolvido pela marca no Brasil. O modelo, que será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG), foi projetado para oferecer aos clientes robustez, tecnologia, economia, segurança e conforto, e competir no principal segmento do mercado, que representa quase metade do mercado total, com cerca de 67 mil unidades licenciadas em 2021.

“A chegada do IVECO S-WAY será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do País e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

O modelo possui um novo powertrain, nas versões de 450 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4), homologado para a nova norma de emissão de poluentes PROCONVE P8. Os destaques são o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível, desenvolvido para gerar máxima performance e economia proporcionando até 15% de redução de consumo de combustível.

“O exclusivo sistema de HI-eSCR com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR) garante a redução de até 15% no consumo de combustível, em comparação com a geração anterior de pesados da marca. Isso é resultado da calibração do motor com a transmissão e representa um avanço no TCO do cliente”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora e o único sistema do segmento capaz de fazer o veículo obter uma parada total, o que proporciona um grande benefício para o veículo. Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. É um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no quarto estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

A calibração motor/transmissão também é fundamental para esse processo. “O Cursor 13 e a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades, a melhor do segmento, formam um conjunto perfeito para o IVECO S-WAY alcançar um patamar diferenciado de desempenho e consumo. O novo sistema IVECO Drive, que auxilia o motorista na otimização da condução econômica, também tem um papel importante no projeto”, acrescenta Coelho.

A transmissão do IVECO S-WAY foi desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

Para o IVECO S-WAY se tornar um dos principais players do transporte do futuro, que alia sustentabilidade e rentabilidade, o lançamento do produto no Brasil envolveu aproximadamente 450 pessoas, mais de 70 protótipos, 450 testes diferentes e mais de 1 milhão de horas totais de engenharia e desenvolvimento. Foram mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados em avaliações em diversas aplicações, com severidade extrema, para garantir máxima resistência, força e durabilidade sem precedentes na gama de pesados.

Entre as novidades introduzidas no IVECO S-WAY estão a central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Driver Style Evaluation – fornece informações em tempo real para o motorista e frotista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e Lanternas e Faróis full LED direcionais & DRL – o LED proporciona melhor condição em qualquer ambiente: noite, dia, chuva e neblina.

O Way App é um aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções.

O IVECO S-WAY oferece dois modelos de cabine: AS com 2,5m de largura e AT com 2,3m de largura. As cabines proporcionam mais espaço interno, com nova identidade visual, nova cama com material visco elástico,  novo banco estilo ‘assento de cinema’, e  mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista. Possuem ainda sistema de ar-condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna personalizável em cor e intensidade, painel de comando e cortinas na cama e entradas USB.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!