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18/12/2025
Com a entrega de 140 novos ônibus elétricos, a cidade de São Paulo atinge a marca de 1.200 unidades. São 1.149 veículos movidos a energia limpa — sendo 960 a bateria e 189 trólebus que evitam o consumo de quase 40 milhões de litros de diesel por ano
A nova entrega representa a substituição da frota movida a diesel por veículos elétricos e vai diminuir o consumo de quase 5 milhões de litros de diesel por ano, o que representa 12 mil toneladas de CO₂ a menos na atmosfera.
Além do impacto ambiental, os ônibus elétricos oferecem viagens mais econômicas, confortáveis e com tecnologia. Todos contam com ar-condicionado, tomadas USB e Wi-Fi, e parte da frota está equipada com um sistema de monitoramento inteligente SmartSampa, o maior da América Latina, que já conecta 35 veículos à central de segurança da Prefeitura.
Os veículos serão recarregados por intermédio de um sistema pioneiro de armazenamento de energia elétrica nas garagens, solução alternativa desenvolvida a pedido da Prefeitura, Chamado de BESS (Battery Energy Storage System), funciona como um “powerbank gigante”, capaz de acumular energia nos horários de menor consumo e recarregar as baterias dos ônibus de forma mais eficiente, evitando sobrecarga na rede e garantindo a operação contínua da frota.
A adoção dessa tecnologia resolve um dos principais gargalos para a expansão do transporte elétrico. “Encontramos uma solução nacional para o carregamento das baterias. Hoje temos energia protegida, ônibus sendo fabricados no Brasil e R$ 6 bilhões arrecadados para ampliar a frota. Agora São Paulo pode acelerar de vez nessa transição limpa”, destacou o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes.
Os investimentos para aquisição desses 140 novos ônibus elétricos fazem parte do Programa de Metas 2025–2028 e contaram com financiamento do BNDES (96 unidades) e do Banco do Brasil.
Desde o final do ano passado, somente para a cidade de São Paulo o BNDES destinou recursos da ordem de R$ 2,5 bilhões para a compra de 1,3 mil ônibus elétricos de fabricação nacional, dos quais 494 já foram adquiridos. A operação contribui para que a capital paulista possa cumprir a meta apresentada pela Lei Municipal 14.933/2009, que envolve zerar a emissão de gás carbônico (CO²) de origem fóssil até 2038.
Desde 2023, o total do crédito aprovado pelo BNDES para ônibus elétricos soma R$ 4,5 bilhões, em projetos com os municípios de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, com os estados do Espírito Santo e Bahia, e com operadores privados.





