MUNDO

Scania Super é eleito o ‘Caminhão Verde 2024’

Crédito Divulgação Scania

22/04/2024

Green Truck’ é um completo teste reconhecido globalmente pela seriedade e organizado pelas revistas Trucker e VerkehrsRundschau, da Europa

O Scania Super foi eleito o Caminhão Verde 2024, em programa europeu promovido pelo ‘Green Truck Award’, organizado pelas revistas alemãs Trucker e VerkehrsRundschau, que anualmente convidam todas as fabricantes de veículos comerciais pesados ​​para o teste de comparação, com o objetivo de comprovar qual é o mais eficiente em termos de transporte. Essa foi a nona eleição vencida pela Scania, em 14 edições do concurso, criado em 2011.

O caminhão vencedor do ‘Green Truck Award’ é submetido a um complexo teste por intermédio de um processo inteligente que abrange todos os aspectos relevantes para o veículo ser considerado eficiente em termos de transporte e sustentabilidade. Os testes envolvem o desempenho dos veículos em consumo de combustível, velocidade média, volume do aditivo AdBlue utilizado (no Brasil o correspondente é o aditivo Arla 32) e peso do caminhão (quanto mais leve, melhor).  

O Scania Super se destacou nos dados reais usados ​​na fórmula do Green Truck: em uma distância percorrida de 100 quilômetros, a diferença média em relação ao segundo colocado foi de 0,41 litro de combustível.

O júri informou que um caminhão pesado, que percorre longas distâncias, roda em média 150.000 quilômetros por ano, na Europa. Para percorrer essa distância, os mais de 600 litros por ano economizados do Scania superaram o concorrente mais próximo. Com 7.040 quilos, o Scania Super também foi o veículo mais leve, alcançando a maior velocidade média, de 79,7 km/h.

A Scania também apresentou uma versão atualizada de seu sistema CCAP (Cruise Control with Active Prediction ou controle de cruzeiro com previsão ativa) em maio de 2023 na Europa, uma tecnologia que a empresa considera ter comprovado sua vantagem no teste.

As provas reais ocorreram em vários tipos de estradas, na área de Munique (Alemanha) e os testes foram acompanhados pelos organizadores e equipes das fabricantes participantes. Um caminhão de referência é sempre usado para compensar mudanças nas condições, como ventos contrários, chuva e temperatura.

O Scania Super foi lançado na Europa em 2021 e teve o início das vendas no Brasil em novembro de 2022. Marcelo Gallao, diretor de desenvolvimento da Scania Operações Comerciais Brasil, informou que o Scania Super foi o único produto apresentado pela indústria, para a nova lei de emissões Proconve P8/Euro 6, iniciada em janeiro de 2023, com um trem de força 100% novo (motor, caixa e diferencial). E comentou que o caminhão Scania Super é o modelo mais econômico da história.

Para melhor esclarecer, em comparação à geração anterior, Séries P, G e R, o Super proporciona uma economia de combustível de até 28%. E acrescentou que em relação à geração Euro 5, a redução de consumo pode chegar a até 8%. Marcelo Gallao afirmou também que no Brasil, a Scania tem estamos tendo um registrado um forte retorno dos clientes, superando estes índices e acrescentou que o reconhecimento europeu de ‘Caminhão Verde 2024’, reforça no Brasil o modelo Super como a solução de transporte de menor custo total de operação do mercado, e um exemplo de eficiência energética e de redução de emissões”.    

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!