BRASIL

Scania vende 350 caminhões para a AMAGGI. 100 unidades são movidas a biodiesel B100

Crédito Divulgação Internet

14/11/2023

A Scania e a AMAGGI anunciam uma venda histórica e pioneira no mercado brasileiro. A AMAGGI adquiriu 350 caminhões Scania novos todos Euro 6, sendo 250 unidades do modelo 560 R 6×4 Super e 100 do modelo 500 R 6×4 Super movidos a biodiesel 100% (B100). A importante ação faz parte da estratégia de descarbonização da AMAGGI, em linha com sua meta SBTi de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2035. O suporte diário para as operações do cliente está sob responsabilidade da Casa Scania Rota Oeste. 

Os 100 caminhões movidos a B100 devem ser entregues a partir de maio do próximo ano, já saindo prontos da Scania para rodar com esse tipo de combustível. Após um longo período de testes homologados, a AMAGGI investiu na aquisição de 100 caminhões totalmente prontos para rodar com o combustível sustentável e terá a maior frota rodoviária do agronegócio brasileiro movida com B100. Os 250 caminhões 560 R 6×4 Super, movidos a diesel, irão atender ao plano de ampliação da frota rodoviária da AMAGGI.

Atualmente, a frota própria da empresa conta com 700 caminhões, devendo fechar o ano de 2024 com 1.100 unidades. “A AMAGGI vem sendo pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis, como na navegação fluvial do arco norte e entendemos que o uso do biodiesel vem na mesma direção, atendendo os objetivos de descarbonização das operações da empresa”, comentou Judiney Carvalho, CEO da AMAGGI. “Olhamos para o futuro, com a ampliação não só da frota rodoviária movida a B100, mas também com a extensão do uso desse combustível para frota fluvial, de tratores e outros maquinários agrícolas que há anos já vem sendo testados pela AMAGGI”, complementa Carvalho. “Sonhamos em ter toda nossa frota um dia cem por cento abastecida com biodiesel e vamos preparar a empresa para isso”, diz.

Judiney comenta que está satisfeito com os resultados dos testes com a utilização do B100 pela vantagem de ser produzido a partir de fontes renováveis. Além disso, ele acrescenta que o uso desse combustível se mostra muito mais sustentável do ponto de vista das emissões de gases, como o monóxido de carbono.

“Trata-se de uma grande compra histórica para impactar o mercado, pois é a nossa primeira venda de caminhões 100% movidos a biodiesel originais de fábrica. A AMAGGI e a Scania mostram o quanto estão preocupadas em viabilizar um ecossistema de transporte mais sustentável. Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria AMAGGI. Os testes foram satisfatórios e o veículo está plenamente preparado para receber o combustível”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.  Além dos 100 caminhões 100% a biodiesel, o outro lote de 250 caminhões 560 R 6×4 Super reforçam a força da Scania no segmento do agronegócio, nas aplicações com composições de tração 6×4. Do total das vendas da Scania, em média, anualmente, 44% vão para este segmento. “Por isso, precisamos oferecer soluções muito eficientes para os clientes. O 560 Super chegou em 2023 para transformar o mercado, com até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, e uma superior eficiência energética, ou seja, seu motor emite ainda menos gases poluentes. Estamos cumprindo esta promessa de marca, que é muito acima dos concorrentes”, salienta. “A AMAGGI fez uma escolha acertada, pois este produto tem o maior torque do mercado, obtendo uma velocidade média maior na subida de uma serra, por exemplo, em decorrência do seu potente motor, o que vai proporcionar muito mais rentabilidade para a empresa. Celebramos esta venda de 350 unidades com um de nossos maiores clientes, e agradeço a Casa Scania Rota Oeste, concessionária que atende a AMAGGI e vem investindo em novas filiais no Estado do MT para todo o apoio necessário em tornar sua operação mais rentável”, conclui Montagna.

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