AMÉRICA DO SUL

Segmento de transporte de passageiros experimenta recuperação na Colômbia

Credito Divulgação Colombia City Bus

Embora as vendas anuais do segmento de transporte de passageiros na Colômbia continuem com desempenho inferior ao do ano passado, com queda de 24,0% nos primeiros nove meses de 2021 (1.547 unidades contra 2.037 de janeiro a setembro de 2020), os resultados positivos destaque é que o terceiro trimestre de 2021 foi o primeiro no qual o mercado apresentou ligeiro crescimento (2,3%) desde o início de 2020. Segundo Andemos, no último trimestre foram vendidas mais da metade do total do ano, com 843 unidades sobre as 824 do ano anterior.

O motivo do ligeiro crescimento no último trimestre foi o ainda tímido processo de renovação da frota, ocorrido em agosto e em que a Scania e a Volkswagen se destacaram e forneceram, só naquele mês, mais da metade do total de veículos comercializados no país ao longo dos nove meses. Mas a adoção do regime de trabalho no domicílio e a redução das aulas presenciais, que levou à redução das viagens para o trabalho, às aulas e também aos programas de viagens e turismo, continuam a contribuir para a retração anual nas vendas.

Líder de mercado, a Scania vendeu 345 unidades ao longo do ano, 188 delas apenas em agosto. A Volkswagen fechou o período com 179 unidades vendidas, 140 delas apenas em agosto. Na verdade, Volkswagen e Mercedes-Benz foram as únicas marcas a registrar crescimento de vendas. A VW subiu 645,8% (179 contra 24 unidades em 2020) e a Mercedes 18,1%, com 150 unidades contra 127 no ano anterior.

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