BRASIL

Sistema de transporte de São Paulo recebe 50 novos ônibus elétricos

Crédito Divulgação Internet

21/09/2023

Desde o último dia 18 de setembro, a Prefeitura de São Paulo colocou em operação 50 novos ônibus movidos à propulsão elétrica, concluindo mais uma etapa da meta de inclusão de veículos menos poluentes à frota do Sistema de Transporte da cidade. Com essas unidades, a cidade passa a ter 270 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 69 elétricos movidos a bateria, e avança na meta de eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus da capital até o final de 2024.

Esse objetivo está alinhado ao programa da capital paulista de descarbonização e transição energética da frota de ônibus a diesel para ônibus de baixa emissão de poluentes, de acordo com a Lei 16.802 e da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê a redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e a neutralização desse poluente até 2038.

 O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comentou sobre a evolução da transição da mobilidade coletiva para uma matriz mais sustentável, dentre outras ações “A cidade, que é a quinta maior metrópole no mundo, tem que olhar para a sua questão ambiental em todas as áreas, na questão da água, da mata, do solo, do calor e na questão do ar. Hoje, é uma etapa importante desse contexto da sustentabilidade, que está inserida mundialmente como uma das cidades que mais tem tido ações responsáveis com as questões climáticas e de preservação ambiental”

Todas as unidades são do modelo Caio eMillennium e vão integrar as frotas dos operadores que atuam no município paulista Ambiental, Campo Belo, Transppass e Transwolff. Desenvolvidos especificamente para chassis de propulsão elétrica, com sistema elétrico Eletra, bateria WEG e toda a base para a infraestrutura de recarga e manutenção oferecida pela Enel-X, os veículos entregues têm diferentes de 12.1 metros (25 unidades para a Transwolff), 15 metros (24 unidades, sendo 12 para a Transppass e 12 para a Ambiental) e um modelo na versão superarticulado de 21,5 m, produzido para a Campo Belo.

Os novos ônibus contam com rampas móveis, poltronas reservadas e box para cadeirantes ou passageiro acompanhado de cão-guia, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos. Os veículos são dos modelos básico, com capacidade para 69 a 70 pessoas, sendo 27 sentados. Também possuem na versão Padron, que opera com capacidade para 92 a 93 passageiros, sendo 38 sentados.

Todas as unidades garantem conforto, comodidade e segurança aos passageiros, com itens como ar-condicionado, entrada USB para carregamento de dispositivos móveis, sistema Wi-Fi, itinerários eletrônicos, solicitação de parada sem fio, bloqueadores de portas original do chassi e câmeras. Também são equipados com sistema de gerenciamento de frota, além de preparação para a instalação de catraca eletromecânica e validador eletrônico.

Sobre a Caio

A Caio, empresa fabricante de ônibus com mais de 77 anos de história, possui capacidade produtiva de 50 carrocerias ao dia em suas duas unidades fabris, localizadas nas cidades de Botucatu e Barra Bonita, ambas no interior de São Paulo. Líder no segmento de ônibus urbanos, credita o êxito de seu share ao robusto portfólio de produtos que atende às diversas necessidades do mercado e ao seu completo mix de soluções, que englobam atendimento e serviços diferenciados em assistência técnica e facilidades na aquisição e troca de peças de reposição. A empresa também possui equipes de representação de vendas em todo o Brasil e no exterior.

A Caio é especialista em oferecer soluções em mobilidade inteligente, facilitando o transporte de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Outras informações sobre a Caio podem ser obtidas no site: http://www.caio.com.br e nas redes sociais @caioinduscaroficial.

Sobre a Eletra

A Eletra é uma empresa 100% brasileira, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga. Em sua nova fábrica tem capacidade para trabalhar com 1.800 ônibus elétricos/ano, podendo ampliar em 50% e, com isso, atender à demanda por ônibus elétricos de todos os municípios que aprovaram programas de renovação das frotas de transporte no Brasil. Conta em seu portfólio com a tecnologia e-Bus, nos modelos 12,1m; 12,8m (Padron); 15m; 21,5m articulado, 10m (Midi) e e-Trol 21,5m.

Sobre a WEG

A WEG, fundada em 1961, é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 15 países, presença comercial em 37 países e vendas para mais de 135 países, a companhia possui mais de 39 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2022, a WEG atingiu faturamento líquido de R$ 29,9 bilhões, destes 50,3% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!