BRASIL

TEVX HIGER e Enel levam ônibus 100% elétricos à região norte do Rio de Janeiro

Crédito Divulgação Internet

24/05/2023

Objetivo é estimular a mobilidade sustentável na região

Campos dos Goytacazes (RJ), 24 de maio de 2023 – Ao longo desta semana, a TEVX HIGER, em parceria com a Enel, permitirá que a eletromobilidade sustentável seja experimentada na região Norte Fluminense. A empresa fará a demonstração de dois ônibus elétricos na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/RJ), em Campos dos Goytacazes, e no Porto do Açu, em São João da Barra, que se consolida como o porto da transição energética do País.

Além de apresentar os ônibus, a iniciativa visa conscientizar a comunidade local sobre a importância da descarbonização do transporte e da mobilidade, um dos maiores desafios no combate as mudanças climáticas. O foco do Porto do Açu em promover negócios e iniciativas de descarbonização fizeram com que a Higer escolhesse a região do porto-indústria como a primeira no estado do Rio de Janeiro para a apresentação dos veículos inovadores.

“Enxergamos o Norte Fluminense como uma região ímpar, composta por cidades extremamente alinhadas ao turismo sustentável e pioneira na implantação de novas tecnologias no Estado, características que favorecem a chegada da eletromobilidade e todos seus impactos positivos para a qualidade do transporte e desenvolvimento da região”, afirma Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América do Sul.

Marca líder mundial em ônibus elétricos, com mais de 50 mil unidades já produzidas, a Higer apresenta o modelo urbano Azure A12 e o de fretamento FE10BR, demonstrando todos os diferenciais em termos de conforto, silêncio e segurança da tecnologia de eletromobilidade mais moderna e reconhecida do mercado.

Com elevada autonomia e a possibilidade de recarga rápida de até três horas, os ônibus elétricos da Higer permitem ao operador uma economia de custo de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel, sem contar o conforto extremo, tanto para quem anda quanto para o meio ambiente, uma vez que emitem zero poluição e ruído. 

Tecnologia em dose dupla – Com 10 metros de comprimento, o veículo rodoviário FE10BR tem capacidade para 41 passageiros alocados perfeitamente em assentos confortáveis, reclináveis e ajustáveis lateralmente. Além disso, conta com Wi-Fi, ar-condicionado ecológico de última geração, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Traz opcionais exclusivos, como geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e porta usb para carregamento rápido.

Dentro do conjunto destaca-se o sistema de freios regenerativo, cujo dispositivo eletromecânico transforma a energia cinética liberada na frenagem em energia potencial recarregando as baterias e contribuindo para a autonomia do veículo.

Já o modelo urbano AZURE 12 BR possui 12 metros de comprimento e traz uma exclusiva tecnologia embarcada de piso baixo total, o que permite acessibilidade sem qualquer obstáculo ou degraus em suas três portas.  Conta com uma suspensão que permite “ajoelhamento” para facilitar ainda mais embarques e desembarques. Seu conjunto de monitoramento em tempo real dispõe de telemetria e 7 câmeras localizadas no interior da unidade para proporcionar total segurança à operação.

Equipado também com o exclusivo sistema de freio regenerativo da TEVX Higer, que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria contribuindo para um conjunto mais econômico e com maior autonomia de operação.

Sobre o Porto do Açu

Localizado na região norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística, controlada pelo EIG, e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Ao todo já são 21 empresas já instaladas e entre clientes e parceiros, sendo várias delas companhias de classe mundial. Com atividades de minério, petróleo e gás consolidadas e em expansão, o Açu pretende acelerar a industrialização com foco em projetos de baixo carbono, sendo reconhecido como o porto da transição energética no país.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!