BRASIL

Transvale adota caminhões movidos a biometano

Crédito Divulgação ao Autor

07/11/2025

A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), vai adotar o biometano em seus caminhões. O projeto começará com um Scania Super G460. Os planos da empresa já preveem, até o primeiro trimestre de 2026, a adoção de mais 10 caminhões na frota. Os veículos vão fazer as rotas de transporte de açúcar para exportação, ligando os terminais de transbordo ferroviário do interior do Paraná e de São Paulo com o porto de Santos.

 “Acreditamos que economia e o desempenho combinam muito bem com transporte mais limpo, sustentável e respeito ao meio ambiente”, diz Julio Medeiros, diretor comercial da Transvale. Inicialmente o primeiro caminhão fará o transporte de 2 mil toneladas de açúcar por mês. Mas após a entrada em operação dos outros 10 veículos a expectativa é aumentar o volume mensal de carga transportada para 18 mil toneladas.

O biometano é um gás natural renovável, obtido a partir da purificação do biogás, produzido pela decomposição de matéria orgânica (resíduos agrícolas, lixo, efluentes etc). Ele é quimicamente semelhante ao gás natural convencional, mas tem a vantagem de ser sustentável e ter impacto ambiental menor. “O biometano reduz em até 90% a emissão de gás carbônico com relação ao diesel”, explica Eder Serraglio, diretor de frota da Transvale.

Sobre a Transvale

A Transvale foi fundada em 1975 e tem sede administrativa em Cascavel (PR) com 22 mil m². A empresa emprega mais de 500 colaboradores, distribuídos entre a sede e as suas 70 filiais em oito estados brasileiros. A Transvale dispõe de 130 caminhões próprios e uma gama de implementos rodoviários dos modelos Graneleiro, Tanque, Basculante, Sider e Piso móvel.

A empresa atende clientes de norte a sul do país transportando granel, insumos agrícolas, combustível, biomassa, cargas industriais e palletizadas. A Transvale é detentora da SASSMAQ, uma das mais importantes certificações internacionais para empresas de transporte de cargas que engloba saúde, segurança e qualidade.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!