Crédito Divulgação Internet
31/08/2022
A Tupy S.A. apresentou em agosto, no evento SIMEA 2022 – XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – “A Contribuição da Cadeia Automobilística na Descarbonização”, realizado em São Paulo, um novo conceito em bloco de motores. Além de peso inferior ao alumínio, a liga metálica – UltraLight Iron – utilizada neste componente contempla as demais vantagens inerentes do ferro fundido.
O UltraLight Iron, como é chamada a nova solução desenvolvida pela Tupy, apresenta-se como uma nova perspectiva para aplicações em motores. Além de proporcionar melhor desempenho, contribui para a redução da pegada de carbono no ciclo completo do veículo com redução de custo.
A tecnologia do Ultra Light Iron Block deriva do desenvolvimento de material de ferro vermicular (CGI – Compact Graphite Iron). A essa liga foi adicionado um processamento inovador para alcançar paredes mais finas na peça, chegando a 2,5 mm e com tolerância de +/- 0,5 mm.
A tecnologia apresentada será utilizada inicialmente em motores menores e movidos a gasolina, etanol ou híbridos, mas pode ser aplicada a qualquer design de peça e deverá também ser aplicada em motores maiores de veículos comerciais porque pode levar à substituição de Alumínio pelo Ferro, como em cabeçotes e carcaça de caixa de câmbio, mantendo o peso e reduzindo custo e emissões de CO2 durante o processamento.
No caso dos veículos comerciais, em que o material de ferro vermicular (CGI – Compact Graphite Iron) já é a tecnologia padrão, o uso de material mais resistente possibilita ainda maior capacidade de carga. Isso permite, por exemplo, trabalhar em condições de níveis mais elevados de pressão e temperatura, aumentando a potência e o torque, ou mesmo, pequena redução de peso.
Comprometida com o futuro da mobilidade e a jornada da descarbonização, a Tupy tem investido em pesquisa e desenvolvimento para encontrar soluções eficientes e competitivas em parceria com institutos de pesquisa, universidades, clientes e outros atores da indústria.
Sobre a TUPY SA
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG, Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Itália e EUA.