Crédito Divulgação Internet
12/01/2024
O mercado uruguaio, que tradicionalmente é um dos menos pujantes da América do Sul, encerrou o ano de forma diferente da maioria dos demais países do continente, com crescimento de 4,8% nas vendas de veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus). Segundo dados da ACAU (Associação do Uruguai), foram comercializadas 3.137 unidades, contra 2.993 do ano anterior.
O segmento de caminhões apresentou ligeira queda, de 1,3%, com 2.746 unidades em comparação com as 2.776 de 2022. O de miniônibus, cresceu 48,5%, com 242 veículos, acima dos 163 do no anterior, e o de ônibus foi o que mais cresceu, 175,9%, com 149 unidades sobre as 54 do período passado.
A categoria de caminhões, a mais importante do mercado, teve a liderança da chinesa JAC com a venda acumulada de 657 veículos e a participação de 23,9% do mercado à frente a Volkswagen, com 591 e 21,5% e a JMC, com 423 e 15,4%. A Scania ocupou a quarta posição, com 213 unidades e 7,3%.
No segmento de ônibus, com 64 veículos, a Volvo comandou as vendas com 43,0% de participação, seguida pela Scania, com 45 unidades e 34,2%; pela Mercedes-Benz, com 36 e 24,2% e pela Volkswagen com 4 unidades e 2,7% de participação do mercado.
Em miniônibus, a liderança foi da Renault, com 83 veículos e 34,3% de market share, seguida pela Hyundai, com 69 e 28,5% de participação, seguida pela Mercedes-Benz, com 57 unidades e 23,5%.