DESTAQUE

Uso racional do espaço, a expressão da mobilidade inteligente

Crédito Divulgação Mercedes-Benz

A história e evolução dos microcarros ganha espaço no Vale dos Vinhedos

A preocupação com o transporte individual eficiente e a mobilidade inteligente não é algo novo na indústria automobilística mundial. Há quase 100 anos, designers e projetistas vêm criando veículos pequenos, versáteis e menos poluentes – os microcarros – que, ao longo desse tempo, conquistaram milhares de adeptos e fãs.

Para retratar um pouco desta história, o empresário César Cini, inaugurou no Vale dos Vinhedos, no final de agosto, o Cini Microcars Collection, um espaço que destaca a importância para a história da indústria automobilística mundial dessas criações fantásticas. A mostra reúne uma coleção com mais de 30 automóveis produzidos entre os anos de 1930 até 1990 e que representam a evolução do “pensamento” de alguns visionários e de sua preocupação com o futuro da mobilidade, a melhor ocupação do espaço e o deslocamento eficiente. Mesmo sem haver naquela época o foco na preservação ambiental, esses veículos reforçam o famoso dito popular “menos muitas vezes é mais”.

No Cini MIcrocars Collection, os veículos estão expostos em um cenário ambientando nas ruas de Torino, na Itália, e procuram mostram sua funcionalidade e “genialidade” para o melhor aproveitamento do pouco espaço para circulação existente. Pequenos por fora, esses microcarros marcaram época e fizeram história. Mais do que simples veículos compactos, eles surpreenderam gerações com o seu design funcional, com formas, potências e originalidade à frente do seu tempo.

César Cini, criador e proprietário desse magnífico acervo, enfatiza que o motivo da criação do Microcars Collection é tornar possível ao público conhecer carros raros que marcaram a história do pós-guerra, que não são mais produzidos e que dificilmente poderiam ser vistos nas ruas. “Cada carro é um convite para passear na história. Cada solução de design ou engenharia, uma pequena viagem no tempo. Quem sabe assim possamos refletir sobre o nosso papel para o uso racional e compartilhamento mais equânime do espaço e para o bem-estar de todos”,

Verdadeiro aficionado por design, César Cini vem colecionando microcarros há mais de 20 anos, o que se transformou em sua verdadeira paixão. Ao longo de suas viagens e de sua trajetória na Itália, César foi adquirindo os diferentes modelos que mais o fascinaram e destaca que todos foram rodando para o local e estão em perfeito estado de funcionamento.

Entre os 30 modelos expostos, os destaques são o Fiat Topolino, o Fiat Cinquecento 1970, o Messerschmitt KR 201, o Jundapp Jannus 250 , o Scootacar Mark I e o Vespa 400.

Para conhecer e apreciar o acervo do Cini Microcars Collection basta dar um passeio até o Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves. O espaço está localizado na Rodovia ERS 444, Km 19.2 – S/N. www.cinimicrocars.com.br

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin