Crédito Divulgação Scania
27/10/2025
Enquanto a eletrificação não decola no mercado brasileiro, outras tecnologias para colaborar com a descarbonização do transporte seguem crescendo. Segundo dados da Anfavea, a venda de caminhões e ônibus movidos a gás aumentaram 99,0% nos nove primeiros meses de 2025. Foram 579 veículos, em comparação com os 291 do mesmo período do ano passado.
O volume é muito pouco se comparado com os dos veículos a diesel (100.319 unidades) e representa apenas0.6% do total, mas, como comparação, os veículos elétricos somaram 858 unidades ().8% do total) e cresceram apenas 1,5% em um ano (de janeiro a setembro de 2024 foram 845 unidades).
A maioria das vendas é de caminhões, sobretudo modelos Scania e IVECO, para empresas como Pepsico, Reiter Log, Transportadora Jomed, mas a Mercedes-Benz está desenvolvendo e anunciou que vai oferecer modelos movidos a gás.
Infraestrutura de abastecimento
Outro fator que contribui para a viabilidade da tecnologia é o avanço dos chamados corredores azuis — infraestrutura de abastecimento de gás natural e biometano. O mapeamento de pontos de abastecimento revela uma expansão consistente dessa malha pelo interior do país, além da já ampla cobertura ao longo do litoral. Cidades como Cuiabá, em Mato Grosso, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, regiões estratégicas do transporte rodoviário de cargas, já contam com postos preparados para atender veículos pesados movidos a gás.
Conversão de diesel para gás
A MWM, subsidiária da multinacional brasileira Tupy, em parceria com a PepsiCo converteu caminhão a diesel para ser operado com gás ou biometano. O projeto busca reduzir emissões de CO2, além de proposta de economia circular ao prolongar a vida útil do veículo. Com motor a biocombustível, o caminhão pode reduzir em até 95% as emissões de gases de efeito estufa quando abastecido com biometano, em comparação ao diesel. A estimativa é que cada veículo convertido deixe de emitir cerca de 8 toneladas de CO₂ por ano.
Não é a primeira iniciativa da PepsiCo na rota de descarbonização da frota com o uso de biocombustíveis. A empresa possui estação própria de abastecimento de biometano na fábrica de Itu, no interior do estado de São Paulo, responsável por abastecer 70% da frota, e adquiriu, recentemente, 18 caminhões movidos a GNV ou biometano da Scania, sendo dez G 340 4×2 e oito R 410 6×2, com entregas que seguem ao longo dos próximos meses.





