BRASIL

Venda de caminhões reduz em outubro, mas cresce no acumulado do ano

Crédito Divulgação VWCO

A indústria automobilística brasileira atingiu em outubro a venda de 11.087 caminhões, 4,13% abaixo das 11.565 unidades registradas em setembro, e de 1.199 ônibus, volume 3,10% superior aos 1.163 veículos faturados no mês passado.

Em vendas acumuladas, foram 104.826 caminhões, 39,20% acima dos 70.515 veículos registrados em igual período de 2020. O segmento de ônibus atingiu 14.858 veículos, apenas 0,44% menor que as 14.924 unidades no período de janeiro a outubro de 2020.

Ao anunciar os resultados obtidos pela indústria automobilística, o presidente da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Alarico Assunção Júnior, informou que a queda de vendas sobre o mês de setembro esteve relacionada ao menor número de dias úteis e não por demanda do mercado. Na avaliação do presidente, alguns modelos de caminhões, como os extrapesados, já estão com previsão de entrega para o final do primeiro semestre de 2022 e que, na média, as entregas estão sendo agendadas para o prazo entre 90 e 120 dias.

A disputa pela liderança de mercado continua equilibrada, como vem sendo demonstrado nos últimos meses, entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz no segmento de caminhões. Em outubro, a VWCO atingiu a venda de 3.214 caminhões, com 28,99% de participação do mercado, e a Mercedes-Benz faturou 3.103 veículos, apenas 111 unidades a menos.

Em vendas acumuladas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lidera com 31.234 unidades e a participação de 29,80%, apenas 521 veículos à frente da Mercedes-Benz, que vendeu 30.713 unidades e 29,30%, com vantagem de 0,50%.

No segmento de ônibus, a Mercedes-Benz manteve o primeiro lugar com a venda no mês de outubro de 660 veículos, com 55,05% do mercado, seguida pela Marcopolo, que vendeu 256 veículos, com a participação de 21,35% e ultrapassou a VWCO, com 167 unidades e 13,93% de market-share.

De janeiro a outubro, a Mercedes-Benz também se manteve na liderança, com 7.274 unidades e 48,90% de participação, seguida pela Volkswagen, com 3.295 unidades (22,18%) e pela Marcopolo, com 2.596 unidades (17,47%).

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