AMÉRICA DO SUL

Vendas de caminhões e ônibus perdem força no Chile

Crédito Divulgação ao Autor

11/03/2024

O mercado chileno comercializou 870 caminhões no mês de fevereiro, volume 3,8% inferior em comparação com as 904 unidades faturadas em igual período de 2023. Segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), as vendas acumuladas do primeiro bimestre foram de 1.903 unidades, que corresponderam a retração de 10,0% sobre as 2.115 unidades faturadas em igual período de 2023.

No mercado de ônibus foram vendidas, em fevereiro, 339 unidades, volume 28,0% menor que os 471 veículos em igual mês do ano passado. Em vendas acumuladas, o Chile alcançou 468 unidades, 41,6% abaixo das 801 unidades licenciadas anteriormente.

Par os diretores da ANAC, o setor automobilístico continua afetado por uma atividade econômica nacional que começa a caminhar para o seu crescimento, mas continua a sofrer restrições que dificultam os financiamentos e reduzem a confiança dos consumidores.

Em fevereiro o mercado chileno registrou a venda mensal de 150 caminhões Mercedes-Benz, que correspondem a 17,2% de participação de mercado, seguida pela Volkswagen, com 92 veículos e a Fuso, com 91 unidades.

Por segmentos, a Fuso e a JAC lideraram o mercado de veículos leves com 18 unidades e 20,9% de participação das vendas desse segmento. No segmento médio, a liderança pertenceu à Fuso, com 57 veículos e 22,7% de participação, seguida pela Hino, com 48 veículos e 19,1% e pela Chevrolet, com 46 e 18,3%.

Entre os veículos pesados a liderança pertenceu à Mercedes-Benz com 141 unidades e 26,5%, à frente da Scania, com 86 veículos e 16,1%, e pela Volkswagen, com 74 unidades e 13,9%.

Em vendas acumuladas, a Mercedes-Benz manteve a primeira posição, com 315 veículos e 16,6% do mercado, seguida pela Volvo, com 192 unidades e 10,1%; Scania, com 189 e 9,9%, e pela Volkswagen, na quarta posição com 188 veículos e 9,9% do mercado.

No segmento de ônibus, a licitação vencida pela Yutong deu a ela a liderança do mercado, em vendas mensais, com 221 veículos (65,2% de participação), com a Mercedes-Benz em segundo lugar, com 50 unidades (14,7%); Scania em terceiro lugar, com 17 veículos (5,0%) e Volvo com 15 (4,4%).

No acumulado do primeiro bimestre, a Yutong assumiu a liderança do mercado chileno, com 231 unidades e 49,4% do mercado, seguida pela Mercedes-Benz, com 72 veículos e 15,4% de participação; a Scania com 57 e 12,2%; em quarto pela Volvo, com 38 unidades e 8,1% do mercado.

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