AMÉRICA DO SUL

Vendas de comerciais no Peru tem melhor trimestre desde 2014

Crédito Divulgação ao Autor

17/04/2025

O mercado peruano de veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus) registrou nos três primeiros meses deste ano o melhor desempenho desde 2014. Conforme dados da AAP (Associação Automotris do Peru), foram comercializadas 5.500 unidades, com elevação de 27,9% sobre as 4.300 do mesmo período de 2024, sendo 4.631 caminhões, com elevação de 25,1% sobre as 3.702 unidades do mesmo período de 2024, e 869 ônibus e miniônibus, com aumento de 45,3% sobre o volume comercializado de janeiro a março do ano passado (598).

Em março, as vendas de caminhões totalizaram 1.671 unidades, aumento de 47,1%, e as de ônibus, 277 veículos, 25,9% a mais do que no mesmo mês do ano passado.

“O crescimento desse segmento responde ao avanço do investimento privado, que impulsionou setores como mineração, manufatura, comércio e agronegócio, entre outros, todos eles grandes demandantes de veículos pesados”, disse Alberto Morisaki, gerente de Estudos Económicos e e Estadísticas da AAP.

Segundo o executivo, no segmento de ônibus e miniônibus, o  resultado está em linha com a recuperação dos setores de transporte de passageiros e turismo, apoiados por um maior dinamismo do consumo privado e do investimento, disse o especialista.

Em caminhões, os segmentos que mais cresceram foram os de 3,5 a 8 toneladas e de 8 a 16 toneladas, com 30,6% de elevação. O segmento de tracto caminhões cresceu 23,5%, e o de pesado (acima de 16 toneladas), aumentou 18,4%.

Entre as marcas, a Isuzu lidera nos segmentos de caminhões entre 3,5 e 8 toneladas e 8 e 16 toneladas de PBT. A Volvo é a líder nos segmentos acima de 16 toneladas e de tracto caminhões. Em ônibus e miniônibus, a liderança é da Mercedes-Benz.

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