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12/03/2024
O mercado equatoriano registrou em fevereiro queda de 20,6% nas vendas, com 1.025 veículos comerciais, contra o total de 1.291 unidades em fevereiro do ano passado. Segundo a AEADE (Associação de Empresas Automotrizes do Equador), foram 668 caminhões, 15,5% abaixo das 791 unidades comercializadas em igual período do ano passado, 298 vans, 24,0% abaixo dos 392 veículos vendidos anteriormente, e 59 ônibus, com queda de 45,4% na comparação com os 108 veículos faturados em fevereiro de 2023.
Em vendas acumuladas no primeiro bimestre do ano, o mercado do Equador alcançou 2.072 veículos comerciais, 11,9% abaixo das 2.351 unidades de janeiro e fevereiro do ano anterior. Foram 1.331 caminhões, volume 8,5% menor que as 1.454 unidades faturadas no mesmo período de 2023; 621 vans, com queda de 11,8% em comparação com as 704 unidades registradas, e 120 ônibus, 37,8% menor na comparação com os 193 veículos no bimestre do ano passado.
No segmento de caminhões, a marca japonesa Hino manteve a liderança no primeiro bimestre do ano, com a venda de 265 unidades, 2,2% inferior aos 271 vendidos no acumulado no primeiro bimestre de 2023. A Chevrolet classificou-se em segundo lugar, com 260 unidades e crescimento de 21,5% (214 unidades), e a Sinotruk em terceiro, com 218 veículos, 30,5% acima das 167 unidades vendidas em janeiro e fevereiro do ano anterior.
Na categoria que reúne ônibus e vans, a liderança em vendas acumuladas no bimestre pertenceu à chinesa KYC, com 144 unidades, à frente da Hino, com 97 unidades, e da Foton, em terceiro, com 77 veículos.