BRASIL

Volkswagen apresenta veículo conceito Meteor Optimus e anuncia venda de caminhão autônomo

Crédito Divulgação Internet

09/11/2022

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou sua linha 2023 de caminhões, com a ampliação da oferta de modelos, 30 no total, entre a linhas Delivery, Constellation e Meteor. A nova linha envolveu investimentos de mais de R$ 1 bilhão para renovação dos produtos no padrão P-8 (Euro 6). Os destaques são o Meteor Optimus, veículo-conceito inédito e a venda das primeiras 20 unidades do Constellation 31.280 8×4 com direção autônoma, além do eDelivery.

Para ampliar ainda mais a conectividade, todos os caminhões Volkswagen sairão de fábrica a partir do ano que vem já conectados à plataforma RIO, que oferece inúmeros serviços digitais. Desde informações em tempo real da localização do veículo, consumo de combustível e indicadores de ociosidade na versão mais simples da assinatura. Ou benefícios adicionais no pacote avançado, como o cruzamento de dados entre as informações do veículo e a forma de condução até o monitoramento das baterias e o raio de alcance, no caso do eDelivery.

“Esta Fenatran é histórica para nós, pois simboliza uma nova era, com o maior desenvolvimento em engenharia dos nossos mais de 40 anos. São 30 novos modelos focados em eficiência, conforto, tecnologia e segurança, que já estarão disponíveis a nossos clientes a partir de janeiro de 2023. E vamos além, de olho no futuro: fechamos nossa primeira venda de veículos autônomos e apresentamos em primeira mão o caminhão-conceito VW Meteor Optimus com um pacote de soluções tecnológicas, antecipando tendências”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fornecer as primeiras 20 unidades do VW Constellation 31.280 8×4 com automação na direção são para o Grupo Vamos, maior cliente da marca no segmento de veículos comerciais para locação, que serão utilizados em aplicações no agronegócio. O negócio se confirma pouco mais de um mês do anúncio dos testes em campo com o modelo.

O VW Meteor Optimus, com uma inovadora aerodinâmica e soluções de ponta como câmeras no lugar de retrovisores e massageador no banco do motorista, oferece ganhos em conforto, segurança e também conectividade. Agrega sistemas inteligentes que proporcionam uma operação mais eficiente, possibilitando que o veículo alcance uma economia de até 8% no consumo de combustível.

O veículo, assim como todos os veículos da marca, já está pronto para rodar com o diesel verde HVO (óleo vegetal hidrotratado), combustível alternativo e renovável que tem sido apontado como bastante promissor para a matriz energética nacional, embora ainda não comercializado em larga escala no País. Abastecido com HVO, o modelo pode alcançar redução de até 90% nas emissões de CO2, quando comparado ao diesel tradicional do mercado.

A montadora também amplia suas ações para apoiar os clientes em suas jornadas por um transporte mais sustentável com nova parceria para o fornecimento de soluções de carregamento para VW e-Delivery e energia solar. A Brasol, empresa do grupo Siemens, é a nova integrante do e-Consórcio, criado para viabilizar a eletromobilidade, e vai assumir a responsabilidade pela instalação, operação e manutenção de equipamentos a um custo fixo para o cliente.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!