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Volkswagen Caminhões e Ônibus revela seu primeiro caminhão conceito híbrido

Crédito Divulgação Volkswagen Caminhões e Ônibus

05/11/2024

Destaque do espaço dedicado à sustentabilidade no estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus durante a Fenatran 2024, o caminhão conceito VW Meteor Hybrid com sistema de tração inteligente foi desenvolvido em parceria com a Suspensys para estudo de uma solução voltada ao transporte rodoviário sob medida para a infraestrutura brasileira. Dotado de um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, esse protótipo vem com tecnologia embarcada para gerenciar o uso de cada trem de força de forma automática, de acordo com a rota e a disponibilidade de bateria, antecipando até mesmo topografias à frente na estrada.

O conjunto proporciona mais capacidade de tração já que o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6×4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida, quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado. Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade graças a seu adicional de 35% de força trativa nas rodas.

Por outro lado, também tem sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. O custo operacional se beneficia ainda da menor exigência do conjunto diesel e do sistema de freios. Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações, aumentando a eficiência e a economia de bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.

Esse conceito está alinhado à estratégia de vanguarda na descarbonização da Volkswagen Caminhões e Ônibus, primeira montadora a desenvolver e produzir um caminhão 100% elétrico na América Latina. Desta vez, o conceito agrega soluções para a eletrificação ao mesmo tempo em que flexibiliza a necessidade de infraestrutura, já que o modelo pode rodar somente com o motor a diesel se não houver possibilidade de carregamento em viagens de longa distância ou mesmo receber uma recarga em sistema de baixa voltagem (com 220V). O veículo também possui o sistema de recarga rápida de alta voltagem, com o sistema padrão CCS2.

Sistema de tração inteligente desenvolvido com a Suspensys

 A Suspensys, uma das empresas de Autopeças da Randoncorp, participa do desenvolvimento do primeiro caminhão conceito híbrido no mercado nacional que conta com sistema de tração inteligente, desenvolvido em conjunto sob medida para a infraestrutura brasileira, para gerenciar o uso, maximizando o desempenho e proporcionando benefícios significativos de tempo de viagem, economia de combustível e desgaste do sistema de freio. Possibilita, ainda, aos transportadores e embarcadores, ganhos expressivos de descarbonização aliados às metas ESG.

O sistema proporciona mais capacidade de tração, já que o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6×4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado. Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até velocidade graças a seu adicional de força trativa nas rodas.

Por outro lado, também conta com sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. O custo operacional ainda se beneficia da menor exigência do conjunto diesel e do sistema de freios. Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações e nos locais com variações de altimetria ao longo de um trajeto, aumentando a eficiência e a quantidade armazenada na bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.

Aerodinâmica de ponta

Para elevar ainda mais os ganhos ambientais e de eficiência, o conceito do Meteor Hybrid apresenta pacote aerodinâmico composto por um sofisticado conjunto de defletores, que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e chassi, incorporando também extensores para considerar o pack de baterias, para assegurar a maior aerodinâmica, juntamente com uma proteção de borracha em toda a parte inferior. Já as calotas contam com um design especial para diminuir o arraste.

A bordo da cabine, o motorista passa a desfrutar um maior campo de visão, com alcance de mais de dois quilômetros, proporcionado com o sistema de câmeras e monitores que elimina pontos cegos e permite melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos, além de colaborar com um menor coeficiente de arrasto aerodinâmico. Não é necessário qualquer ajuste durante manobras e ainda tem um maior controle dos obstáculos no movimento de ré.

Solução favorece o meio ambiente

Testes iniciais estimam que o conceito Meteor Hybrid pode reduzir em até 10% o consumo de diesel, dependendo da topografia de sua operação. Isso reflete diretamente nas emissões de CO2e, podendo corresponder a mais de 25 toneladas evitadas por ano. E o potencial pode ser ainda maior: a redução supera 90% se abastecido com HVO (óleo vegetal hidrotratado), também conhecido como diesel verde, como é o caso do modelo em apresentação nesta Fenatran de 2024. Nesse cenário, seriam 230 toneladas evitadas.

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