Crédito Divulgação Volkswagen
Para o executivo Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e sSrviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a empresa desfruta de um momento importante de sua história de 40 anos de atuação no mercado brasileiro e 25 de construção da fábrica de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, graças ao planejamento, trabalho dedicado e, também, a adaptação a períodos difíceis, vencidos pela empresa pela solidariedade e competência da rede de concessionários.
O momento permite a comemoração de resultados importantes alcançados em 2021, como o lançamento do e-Delivery, primeiro caminhão elétrico produzido e vendido no País, o lançamento de veículos pesados da linha Meteor, a liderança do segmento de caminhões e o início das entregas das primeiras unidades do caminhão e-Delivery para a Ambev, maior produtora de bebidas do País e absolutamente solidária na concepção do produto que faz delas pioneiras nesse pioneiro projeto.
Na avaliação de Alouche, a empresa cumpriu a primeira fase de um ciclo de investimento de R$ 2 bilhões (USD 360 milhões) para o período de 2021 a 2025, que focará em novas tecnologias para uma mobilidade mais sustentável, como a propulsão elétrica e a melhoria da eficiência energética com redução da emissão de CO2, assim como na digitalização e na conectividade para soluções de transporte cada vez mais modernas e eficientes e que seguirá investindo na melhoria contínua dos produtos e na internacionalização da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Sobre a Volkswagen Caminhões e Ônibus ter conquistado a liderança do mercado de caminhões do mercado brasileiro, Ricardo Alouche comentou ter um significado especial porque ela representa a soma de produtos que define como campeões, de uma linha de veículos cada vez mais completa, de um atendimento que qualifica como primoroso no pós-venda, de uma fábrica que não poupa esforços para entregar o volume de veículos necessários para o atendimento ao mercado e com a máxima qualidade.
O executivo comentou que a VWCO deu início à entrega dos primeiros pedidos para uma série de clientes, de um total de 200 unidades em 2021, e deu ênfase ao fato de o mercado estar em um movimento muito forte para a aplicação de práticas ligadas ao ESG, capitaneado principalmente pelo setor privado e que o projeto do e-Delivery chega à fase de vendas para atender exatamente a essa demanda.
Salientou que tendo em vista a forte tendência por veículos com tecnologias mais limpas, o novo veículo será fundamental na estratégia da VWCO de ter uma linha completa de produtos.
Alouche ressaltou que a VWCO tem como característica a busca por soluções inovadoras, sob medida e sustentáveis para os clientes e aplicações e que a história da eletrificação dos produtos da empresa está apenas começando. O e-Delivery, primeiro veículo 100% elétrico, desenvolvido, testado e produzido no Brasil, é fruto dessa jornada que continuará trazendo soluções para novos modelos de veículos e aplicações do mercado de caminhões e ônibus.
Sobre os planos da VWCO para adotar outras tecnologias de propulsão, além da eletromobilidade, Alouche afirmou que a busca por sustentabilidade é uma característica da empresa e justificou que ela tem realizado investigações de diversas tecnologias de combustíveis alternativos e híbridos e que está preparada para atender qualquer demanda do mercado. Mas que, o foco no momento é o desenvolvimento de novas alternativas em eletrificação para possibilitar a utilização de veículos 100% elétricos em outros segmentos.
Com relação ao mercado externo, especialmente para a América Latina e o mercado africano que conhece muito bem, Alouche destacou a presença internacional da VWCO, salientando que novos produtos foram lançados em 2021, como o Delivery 4×4 e a linha de caminhões 8×2 e 8×4 e que em 2022 o e-Delivery será lançado na América Latina. Em termos de representatividade, Alouche informou que a empresa nomeou um novo importador na Nicarágua, a empresa CEMCOL que completa a presença da marca em todos os países latino-americanos e que mais produtos serão lançados em 2022 para que a presença da VWCO na América Latina siga cada vez mais forte.
Outro resultado positivo obtido pela VWCO foi na África, onde comemorou em 2021 o sólido crescimento com vendas estratégicas que realizou. Alouche salientou que a VWCO desenvolveu a estratégia de ampliar a sua presença no continente com produtos que já se mostraram robustos, adequados para as duras condições de aplicações, mas introduzindo padrões de conforto, tecnologia e confiabilidade para os mercados locais. E sua expectativa é que, com os mercados em plena fase de recuperação da pandemia, novas boas notícias surgirão para 2022.
Para os mercados da América Latina, Alouche comentou que a empresa tem acompanhado o crescimento de mercados em todos os países, o que é comprovado pelo expressivo aumento de suas exportações nos últimos dois anos. Considera que o Chile vive o melhor ano da história da VWCO. No Peru a marca vem recuperando seus melhores resultados com forte crescimento de vendas da linha Delivery e a introdução de novos produtos na linha Constellation. Na Colômbia, cada vez mais a marca é vista e lembrada no mercado. Na Argentina se mantém com excelente participação de mercado na linha Delivery e também com o mais que conceituado Constellation 17.280.