BRASIL

Volkswagen supera 500 novos pedidos de chassis de ônibus e revela primeiro protótipo de chassi elétrico

Crédito Divulgação Internet

24/05/2023

Recém-lançados no Brasil, os novos ônibus Volkswagen já somam vendas de mais de 500 chassis para clientes. Os veículos apresentam economia de combustível de até 5% em relação aos modelos Euro 5, e mais conforto para motorista e passageiros.

As primeiras 500 unidades dos novos ônibus Volkswagen estão previstas para serem entregues ao longo dos próximos meses para modernizar frotas de clientes ao redor de todo o Brasil. Parte dos chassis está em fase de encarroçamento e há também unidades em produção. O volume servirá para manter aquecidas as vendas de ônibus da montadora, que registra um crescimento de mais de 100% em seus emplacamentos voltados ao transporte de passageiros no primeiro quadrimestre de 2023 com relação ao mesmo período do ano anterior, resultado acima da média do mercado (cerca de 70%).

Para melhor atender à demanda do mercado, a montadora ampliou o seu novo portfólio. Agora são oito novos modelos, que se desdobram em mais de 50 variações para contemplar diferentes aplicações, com configurações especiais para operação em terrenos rurais ou para garantir maior conforto com suspensão pneumática, por exemplo, além do entre-eixo adaptado à necessidade de transporte do cliente.

O mais novo integrante é o Volksbus 8.180, que completa a oferta de modelos de chassis para os clientes que buscaam um micro-ônibus VW e oferece os mesmos atributos da linha Euro 6, com economia de combustível de até 5%, conforto superior, segurança ativa e maior tecnologia, que garante produtividade e custo operacional mais eficiente para o operador.

A marca também iniciou as exportações de seus primeiros chassis com a tecnologia Euro 6 (ou Proconve P8 na legislação nacional) a partir do Brasil. O destino final é a Colômbia, que já opera com esse patamar de exigência para níveis de emissões.

Protótipo de ônibus elétrico

A Volkswagen acaba de iniciar testes com seu primeiro protótipo de ônibus 100% elétrico, em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. O modelo tem como base a experiência da empresa com a eletromobilidade, como pioneira no desenvolvimento e produção em larga escala de veículos destinados a transporte de cargas na América Latina.

Essa etapa preliminar envolve rodagens no campo de provas de seu centro mundial de pesquisas em Resende, no interior do Rio de Janeiro, além da circulação em cidades próximas. Sua vocação é urbana e a viagem inaugural com passageiros teve como itinerário rotas dentro da própria fábrica.

“São 30 anos desde a criação de nossa linha de ônibus Volksbus e acumulamos quilometragem suficiente para entender e até mesmo antecipar as necessidades do mercado. O resultado reverte em vendas: estamos crescendo acima do mercado e lançamos mais modelos de chassis e, ao mesmo tempo, iniciamos os testes com nosso primeiro protótipo 100% elétrico”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!