BRASIL

Volvo amplia caminhões com cinco estrelas na Euro NCAP

Crédito Divulgação Volvo

23/01/2026

A Volvo tem seis modelos de caminhões Volvo FH com pontuação máxima na lista Euro NCAP, que atesta padrões de segurança veicular. Esta foi a terceira rodada de avaliações da Euro NCAP e os modelos que receberam nota máxima são: Volvo FM cavalo-mecânico 4×2; Volvo FM rígido 6×2; Volvo FH cavalo-mecânico 4×2; Volvo FH rígido 6×2; Volvo FH Aero cavalo-mecânico 4×2, e Volvo FH Aero rígido 6×2.

“Mais uma vez, provamos que a Volvo cumpre sua promessa de marca. Segurança é, e sempre será, prioridade em tudo o que fazemos”, afirma Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks. “Isso não significa que podemos relaxar. Continuaremos inovando para estar sempre na vanguarda em segurança, protegendo motoristas e todos os outros usuários da via”, assegura.

Os seis modelos Volvo da lista também atendem aos chamados critérios “City Safe” (seguros para as cidades). Isso se deve à boa visibilidade e ao bom desempenho dos sistemas de segurança ativa, projetados para proteger usuários vulneráveis em situações de tráfego urbano.

A Volvo foi a primeira fabricante de caminhões a receber a nota máxima de cinco estrelas na Euro NCAP. A marca obteve esse reconhecimento logo na primeira edição do ranking, em 2024. Para receber a nota máxima, o caminhão precisa atender ou superar critérios como suporte ao motorista e prevenção de colisões, garantindo segurança tanto para o motorista quanto para os demais usuários da via.

A Volvo é orientada por uma visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca para seus veículos. Isso norteia uma busca contínua por melhorias em segurança, tanto nos caminhões quanto no trânsito. Para isso, a marca continuará desenvolvendo sistemas de segurança que oferecem proteção, preveem riscos e mitigam acidentes.

Euro NCAP

O Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos (Euro NCAP), com sede na Bélgica, foi criado em 1996. Rapidamente, tornou-se o padrão da indústria para avaliar a segurança de carros de passeio. A inciativa conta com o apoio de vários governos europeus, incluindo a União Europeia.

As avaliações de caminhões começaram em 2024. Nelas, cada sistema de segurança recebe pontuações, agregadas por áreas. Isso permite chegar a um ranking que varia de uma a cinco estrelas para todo o veículo. A nota “cinco estrelas” é concedida ao melhor desempenho.

Itens avaliados:

Condução segura: Monitoramento dos ocupantes, visão (direta e indireta) e itens de assistência à segurança do veículo (por exemplo, assistência à velocidade);

Prevenção de colisões: Colisões frontais (carro, pedestre e ciclista), colisões em manobras em baixa velocidade e colisões por saída de faixa;

Pós-acidente: Informações aos órgãos de resgate.

O objetivo do Euro NCAP é expandir gradualmente o escopo dos testes, tornando-os sempre mais rigorosos. Outra meta é testar caminhões para diferentes segmentos de transporte.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!