BRASIL

Volvo anuncia a venda dos primeiros ônibus rodoviários Euro 6

Crédito Divulgação Internet

27/03/2023

A Volvo revelou que recebeu 147 encomendas de sua nova geração de chassi de ônibus rodoviários, com a mais avançada tecnologia mundial com padrão Euro 6 para o transporte de passageiros a empresas de transporte de passageiros de todas as regiões do País. A linha de novos chassis é composta pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510 este o mais potente ônibus do Brasil.

André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina revelou o entusiasmo de sua equipe de trabalho com os primeiros negócios e a alta receptividade dos clientes, porque o mercado de ônibus rodoviários está em fase de recuperação nos últimos anos e os novos modelos Euro 6 elevam a importância da oferta de veículos com as mais avançadas tecnologias.

O mesmo entusiasmo foi demonstrado por Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo pelo fato de as vendas confirmarem que o segmento de chassis rodoviários estar em franca recuperação após o período de pandemia. Considerou que além do represamento de viagens naquele período, o dólar valorizado aumentou a demanda por deslocamentos domésticos, notadamente os de rotas longas.

Em linha com o objetivo Zero Acidentes da Volvo, a nova geração evoluiu também na segurança. O freio motor VEB+ (Volvo Engine Brake) tem agora 510cv, 30% a mais do que a versão anterior e continua o mais potente em todo o mercado. Os novos veículos também permitem a instalação de Retarder, como item opcional. Quando atuando em conjunto com o VEB+, a potência de frenagem total chega a 1.100 cv.

A marca manteve os avançados dispositivos do “Sistema de Segurança Ativa” (SSA), “Programa Eletrônico de Estabilidade” (ESP) e “freios a disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração”. Os veículos têm ainda os sistemas de segurança mais recentes, como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. A nova linha habilita também o SSA para carrocerias com para-brisa bipartido.

A família de chassis tem versões 4×2, 6×2 e 8×2 para todos os modelos. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas; na 6×2, 24,75 toneladas e na 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.

A nova linha de veículos provocou também entusiasmo pelos aprimoramentos realizados pela Volvo, como os motores de 13 litros e a nova geração da caixa de câmbio I-Shift, os mesmos que equipam o caminhão Volvo FH, líder de vendas no continente sul-americano e o conjunto de aprimoramentos reduziu o consumo de combustível em até 9%.

A engenharia da Volvo divulgou que o motor tem a tecnologia common rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, com perfeita queima, o que gera maior eficiência energética. Os chassis também são dotados da Aceleração Inteligente Volvo, sistema que atinge torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia. Outra inovação é a transmissão I-Shift de sétima geração que permite trocas de marchas mais rápidas e garantiu menor perda térmica.

Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de venda de ônibus Volvo informou que o desenho criativo permitiu que o compartimento do motor mantenha temperaturas mais estáveis, proporcionando maior vida útil do óleo, com intervalo de troca superior a 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior e outra providência que gera economia às empresas.

O avanço nos detalhes dos novos modelos está no novo painel de instrumentos totalmente digital, o mesmo dos caminhões Volvo FH, com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização, dependendo das informações que desejar priorizar. O volante é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos.

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