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Volvo anuncia início de testes com caminhões com células de combustível em 2025

Crédito Divulgação Internet

22/09/2022

A Volvo Trucks anunciou que, a partir e 2025, vai realizar operações reais de transporte em estradas públicas da Europa na segunda fase do programa de testes-piloto dos caminhões elétricos a Hidrogênio que desenvolve para lançamento nos próximos anos. Nesse programa, ensaios internos indicaram que os veículos emitem apenas vapor de água e têm autonomia de até 1.000 quilômetros.

Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo Trucks, acrescentou que os testes-piloto mostrarão o potencial dos caminhões elétricos em rotas longas e que envolverão percursos em clima severo e com cargas de até 65 toneladas.

O objetivo dos testes-piloto será analisar todas as diferentes características da operação do caminhão, incluindo, além dos componentes, aspectos como dirigibilidade e experiência para o motorista e, também, regiões onde as possibilidades de recarga das baterias são limitadas.

A vice-presidente sênior comentou que células de combustível geram sua própria eletricidade a partir do Hidrogênio a bordo, em vez de serem carregadas por fontes externas. O único subproduto emitido é o vapor de água.

Os caminhões elétricos da Volvo usarão duas células de combustível, com capacidade para gerar 300 kW de potência e reabastecimento em menos de 15 minutos.

Hidrogênio verde

A tecnologia de células de combustível está em fase inicial de desenvolvimento. Embora existam muitos benefícios, ainda há alguns desafios, especialmente o fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, produzido de fontes de energia renováveis, como eólica, hídrica e solar.

Outro ponto a ser superado é a necessidade de infraestrutura de abastecimento. Durante os testes-piloto, o abastecimento dos veículos com hidrogênio verde será feito nas garagens de empresas selecionadas.

Jessica manifestou que a expectativa da Volvo Trucks é de que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente nos próximos dois anos, porque muitas indústrias dependerão dele para reduzir a emissão de CO2. E que os caminhões movidos por células de combustível serão importantes para transportes pesados de longa distância dentro de alguns anos.

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, desenvolvidas especialmente para veículos pesados.

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