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Volvo mostra o Efficiency Concept Truck, o graneleiro do futuro, criado no Brasil

Crédito Divulgação Volvo

A Volvo apresentou um avançado caminhão-conceito, com novas tecnologias, dirigido para o transporte de grãos, um protótipo do Volvo FH 6×4 rodotrem, desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da marca, junto com parceiros estratégicos – Randon, Hyva e Continental. Esses parceiros contribuíram com novas e criativas soluções no implemento, sistema hidráulico e pneus.

O caminhão será testado em operação real, em viagens na “rota dos grãos”, partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra. A Volvo escolheu esta aplicação porque o Brasil tem um dos mais competitivos agribusiness do mundo, com superação anual de recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões.

Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil, salientou que a Volvo é uma marca focada em inovação e que esse protótipo de caminhão do futuro é um laboratório sobre rodas, que permitirá testar tecnologias que chegarão aos veículos de série nos próximos anos. Todeschini afirmou que esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil, para a realidade do transporte que temos no país.

Tecnologias

O Efficiency Concept Truck reúne um conjunto de tecnologias inovadoras, salientou Juliane Tosin, gerente de projetos de engenharia da Volvo e líder do programa. Explicou também que o conjunto foi projetado para garantir menor consumo de diesel, aumentar a disponibilidade e proporcionar mais segurança na operação.

O conjunto, segundo Tosin, é submetido a diferentes testes se seus diversos novos conceitos, envolvendo o cavalo mecânico e o implemento, com nossos parceiros. Explicou que são melhorias no motor, na aerodinâmica, no gerenciamento de energia e na eficiência geral do conjunto.

As novidades facilmente identificadas visualmente em função das várias mudanças realizadas no caminhão para melhorar a aerodinâmica. A cabine mais baixa e 250 mm mais longa é dotada de grandes defletores, com o dobro do tamanho dos encontrados no modelo convencional do FH. A frente do veículo é mais aerodinâmica, projetada 175 mm para a frente. Outra alteração importante é no entre eixos, que baixou para apenas 3.000 mm, o que posiciona o trailer mais próximo da cabine, reduzindo resistência ao ar e permitindo que a caixa de baterias e o tanque de ureia fossem reposicionados.

Os retrovisores externos foram substituídos por câmeras instaladas câmeras nas laterais da cabine. As câmeras mostram as imagens em telas internas, com um alcance maior que o dos espelhos.

O FH conceito graneleiro possui também suspensão dianteira com molas 30 quilos mais leves; freios a disco; saias laterais; extensores das portas; calotas e rodas de alumínio itens adotados para aumentar a aerodinâmica, diminuir peso e melhorar a produtividade.

A cabine ficou ainda maior internamente, com uma cama 250 mm mais larga, proporcionando muito mais espaço para movimentação e conforto ao condutor.

I-Save: mais torque

O motor é uma evolução dos modelos atuais a diesel, com muitas melhorias. Ele usa a tecnologia I-Save, que a Volvo disponibiliza na Europa. O sistema inclui um novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, o que contribui para reduzir o consumo.

O I-Save traz também um sofisticado sistema de turbocompressor, que gera torque extra, possibilitando menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros.

No Efficiency Concept Truck a Volvo introduziu um novo conceito de troca do óleo lubrificante por diferença de pressão, e não por gravidade, tornando o processo mais rápido, limpo e seguro. Os elementos filtrantes foram reduzidos (de três para dois filtros), juntamente com a adoção de um novo óleo, o VDS5, que é menos viscoso e circula com mais facilidade pelo motor, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível.

Painel solar

O caminhão do futuro da Volvo é original em muitos aspectos. É o primeiro a ter um sistema próprio de geração de energia. Um painel fotovoltaico para captação de energia solar e super capacitores foram instalados para abastecer os componentes eletrônicos e garantir aumento da vida das baterias.

Outro fato inédito é a utilização de uma peça feita em impressora 3D, que dá mais agilidade ao pós-venda e antecipa uma tendência que deverá ser gradativamente adotada. Trata-se de um encaixe do suporte do paralama traseiro, que foi impresso em alumínio mantendo as características do componente original.

Fabrício Todeschini confessou que a Volvo está muito entusiasmada com o primeiro caminhão-conceito do Brasil, o que considera uma prova do compromisso da Volvo com os transportadores do país, sempre inovando. E anuncia que diversos desses conceitos vão chegar aos caminhões do futuro, como soluções de ponta já validadas em nosso mercado, um dos mais severos do mundo.

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