Crédito Divulgação Internet
20/10/2022
A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou a comercialização do e-Delivery no Paraguai. Este é o terceiro país da América Latina a receber o caminhão elétrico, depois do Brasil e do México. O veículo será utilizado no serviço de distribuição da Cervepar como parte de seu processo de transformação da logística sustentável, operado em parceria com a empresa Fadel Transportes como fornecedor logístico.
“Estamos comprometidos com um futuro mais limpo e eficiente. O caminhão VW e-Delivery é uma das comprovações dessa nossa estratégia e vamos levá-lo a cada vez mais países, para atender também aos anseios de nossos clientes, que buscam soluções mais amigáveis ao meio ambiente. É o que temos feito ao longo da nossa história e que agora culmina na chegada do e-Delivery a mais um mercado internacional”, destaca Matheus Francesco, supervisor de Mercados Internacionais da VWCO.
Miguel Carrizosa, presidente e diretor administrativo da Diesa, importadora da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Paraguai, reafirma “o compromisso da Família Diesa com toda tecnologia que permita reduzir as emissões de CO2 e melhorar a qualidade do ar”. Ele lembra que a Diesa é a empresa do setor privado que mais instalou carregadores elétricos em rotas e pontos estratégicos para promover a mobilidade elétrica no país. “Estamos em um caminho irreversível para a mobilidade sustentável. Na Diesa estamos apoiando todos os esforços de inovação no Paraguai e na região”, disse.
A Diesa vai oferecer os modelos de 11 e 14 toneladas de peso bruto total, equipados com tecnologia de última geração para eletromobilidade. Inteligentes e seguros, os veículos são resultado de investimentos de R$ 150 milhões, o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes e a dedicação integral de uma equipe composta por 150 engenheiros e técnicos brasileiros.
O modelo mais leve da família elétrica da Volkswagen, o e-Delivery 11 ton 4×2, está equipado com um motor que entrega 300kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação.
Já o e-Delivery 14 toneladas 6×2 também promete surpreender o mercado paraguaio. Com calibração minuciosa para operação severas, seu motor também entrega 300kW e torque de 2.150Nm desde as primeiras rotações. Sua suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. Também é bastante versátil em suas aplicações e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente.