BRASIL

XCMG lança primeiro cavalo mecânico 100% elétrico no Brasil.

Crédito Divulgação Internet

06/06/2023

A fabricante XCMG do Brasil Indústria Ltda., de origem chinesa, lançou no Brasil o seu primeiro caminhão 100% elétrico. Trata-se do modelo E7-49T e a previsão é vender 200 unidades ainda neste ano.

Presente no Brasil desde 2004, a XCMG possui fábrica em Pouso Alegre, Minas Gerais, inaugurada em 2014, em área de 1 milhão de m², dos quais 150 mil construídos, onde fabrica caminhão guindaste, carregadeira, escavadeira, motoniveladora e rolo compactador. A capacidade anual de produção chega a 7.000 máquinas.

O novo caminhão é equipado com transmissão automatizada d quaro marchas, tem PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 49 toneladas, potência de 282 kWh (cerca de 482 cv) e torque de 204 kgfm, com baterias de ferro fosfato de lítio. entre os equipamentos de segurança e conforto estão sistemas de alerta de colisão frontal,  de aviso de saída de faixa, ESC e controle de estabilidade eletrônica capaz de controlar e distribuir a pressão nas diferentes rodas do veículo.

As baterias podem ser carregadas por corrente contínua ou trocado todo o pack e possui autonomia de 150 km.

Segundo a XCMG, a objetivo é utilizá-lo em rotas mais curtas, como transporte da fábrica para centros logísticos próximos, uma vez que o país anda não dispõe de estrutura para carregamento nas rodovias.

“Vamos personalizar a operação do cliente, justamente para ele realizar sua operação com a máxima eficiência. Teremos hubs de carregamento em determinados pontos para carregamento. A ideia é estar ao lado do nosso cliente do início ao fim”, explica Ricardo Senda, gerente de veículos elétrico da empresa.

O carregamento das baterias pode ser feito em duas opções: A primeira, tradicional, por meio de carregadores de corrente contínua; e a segunda por intermédio da troca do pack de baterias, que pode ser feito rapidamente por um sistema automatizado, em cerca de seis minutos. Com o auxílio de uma empilhadeira simples, o frotista desconecta o pack do caminhão, retira o conjunto completo e instala outro, carregado com facilidade.

As 200 primeiras unidades estão sendo importadas e a expectativa é comercializá-las até o final deste ano. Segundo a montadora, 30 unidades já estão em utilização por clientes em diferentes locais do Brasil. O preço do E7-49T é R$ 1.3 milhão.

A XCMG Brasil possui ainda um Centro de Distribuição de Peças e Serviços para América Latina, em Guarulhos (SP), que ocupa uma área de 50 mil m² e abriga um Centro de Treinamento credenciado pela fábrica. Possuí ainda as unidades com foco em mineração nas cidades de Contagem e Parauapebas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!