Crédito Divulgação Internet
04/02/2022
A ZF Friedrichshafen AG (“ZF”), fabricante de componentes com sede em Friedrichshafen, Baden-Württemberg, está colaborando com a Freudenberg Sealing Technologies GmbH & Co KG (“FST”), uma subsidiária do Grupo Freudenberg com sede em Weinheim, Baden- Württemberg, sobre o desenvolvimento de um ônibus elétrico de célula de combustível de hidrogênio. Este projeto, chamado ‘HyFleet’, está programado para durar três anos e visa descobrir o design ideal do sistema de célula de combustível para equipar os ônibus.
O estudo de viabilidade avaliará as dimensões, gerenciamento térmico e picos de carga dos sistemas de células a combustível desenvolvidos pelas duas empresas. O projeto envolve parceiros como a FlixMobility GmbH, conhecida pela marca ‘FlixBus’, fornecedora de serviços de ônibus intermunicipais com sede em Munique, Baviera, e a organização sem fins lucrativos Atmosfair, que administra um programa de compensação de carbono. O Ministério Federal Alemão de Transportes de Infraestrutura Digital também prometeu seu apoio, tendo apresentado uma carta de intenção não vinculativa para ajudar a financiar o projeto.
O projeto é gerenciado pela divisão Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems da FST, com 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de células de combustível para transporte rodoviário e aplicações marítimas. A empresa desenvolve internamente até 80% dos componentes da célula de combustível e da bateria. A ZF contribuirá com sua experiência em eletrônica de potência e software para transmissões elétricas.