BRASIL

Cidade de São Paulo recebe 500 novos ônibus elétricos

Crédito Divulgação ao Autor

23/06/2026

A Prefeitura de São Paulo entregou no último dia 21, de uma só vez, um lote de 500 novos ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte coletivo, ampliando para 1.759 veículos a maior frota de ônibus elétricos do Brasil. Somente este novo lote representa um volume maior do que o número total de ônibus elétricos em circulação no Brasil fora da capital paulista.

A entrega dos novos ônibus elétricos pela Prefeitura de São Paulo reforça a aceleração da eletrificação das frotas de transporte público no Brasil e coloca a capital em posição de destaque no cenário global da mobilidade sustentável. O novo lote equivale ao plantio de 3,2 milhões de árvores por ano e evita a emissão de 45 mil toneladas de CO₂, além de reduzir em cerca de 20 milhões de litros o consumo anual de diesel.

O movimento evidencia uma mudança estrutural no setor de transporte urbano, impulsionada por exigências ambientais, financiamento para transição energética e avanços tecnológicos, além de abrir espaço para discutir os desafios de infraestrutura, custos, cadeia de fornecedores e os impactos da eletrificação na qualidade do ar, na saúde pública e na experiência dos passageiros.

BYD fornece mais da metade

Com 265 unidades, a BYD foi a maior fornecedora desse novo lote de ônibus elétricos que foram entregues em São Paulo. Com a incorporação das novas unidades, a empresa passa a ter cerca de 550 ônibus elétricos em operação na capital paulista e cerca de 700 veículos em circulação em todo o território nacional.

A Eletra segue sendo a principal fornecedora de ônibus elétricos da cidade de São Paulo, com cerca de 700 unidades fornecidas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!