Crédito Divulgação Marcopolo
17/04/2025
Segundo dados da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), as empresas fabricantes de carrocerias de ônibus produziram de janeiro a março, 5.510 unidades, resultado 15,5% acima do primeiro trimestre de 2024 (4.769 unidades).
Em março foram fabricadas 2.140 unidades, aumento de 22,7% em relação a março do ano passado (1.745 unidades), e 13,5% sobre fevereiro deste ano (1.885 unidades).
No acumulado do trimestre, foram produzidas 2.407 carrocerias urbanas, com crescimento de 5,5% sobre as 2.282 unidades fabricadas no mesmo período de 2024, 1.665 carrocerias rodoviárias, com elevação de 10,7% sobre as 1.504 unidades do ano passado, e 1.438 unidades de micro-ônibus.
Dos 5.510 carrocerias produzidas no primeiro trimestre, a Caio Induscar atingiu 1.869 unidades, com 33,9% de participação, seguida pela Marcopolo, com 1.525 e 27,7% de market share, pela Mascarello, com 765 e 13,9%, pela Neobus, com 538 (9,8%), Comil, 406 (7,4%), Carbuss (Busscar), 263 (4,8%), e pela Irizar, com 144 (2,6%). Somando-se a produção da Neobus, marca da Marcopolo, com a da empresa de Caxias do Sul, o total é de 2.063 unidades, com 37,4% de participação de mercado.
Mercado interno
Dos 5.510 carrocerias produzidas de janeiro a março, 4.913 foram comercializadas no mercado interno brasileiro, com elevação de recebeu 5.717 ônibus, aumento de 20,9% em relação ao mesmo período do ano passado (4.065 unidades). A Caio Induscar forneceu 1.854 unidades, a Marcopolo 1.184, a Comil 347, a Mascarello, 762, a Carbuss (Busscar), 227, a Neobus, 538, e a Irizar, 1 unidade.
Exportações recuam 15,2%
Para o exterior, as encarroçadoras enviaram 597 carrocerias, com queda de 15,2|%, sendo 527 rodoviários, 41 micro-ônibus e 29 urbanos, com redução de 15,22% sobre as 704 exportadas de janeiro a março de 2024.
A Marcopolo exportou 341 ônibus de janeiro a março de 2025, a Irizar comercializou 143, a Comil 59, Carbuss (Busscar) 36, a Caio 15, Volare 14 e a Mascarello, três.