BRASIL

Mercedes-Benz apresenta tecnologia do FleetBus no evento Frotas Conectadas 2025

Crédito Divulgação Mercedes-Benz

18/06/2025

O exclusivo FleetBus da Mercedes-Benz, inovador sistema de telemetria e conectividade para gestão de frota de ônibus, foi o principal destaque da Mercedes-Benz do Brasil no evento Frotas Conectadas 2025, realizado nos dias 17 e 18 de junho, no São Paulo Expo, na capital paulista. Durante dois dias, especialistas e executivos das áreas automobilística e tecnológica debateram soluções para logística e transporte, envolvendo temas como conectividade, inteligência artificial, IoT, sustentabilidade, eletromobilidade e segurança cibernética, além de outros.

“No contexto de serviços inovadores da marca, o FleetBus é uma solução exclusiva de telemetria e conectividade da Mercedes-Benz no Brasil para gestão de frota das empresas de ônibus, com mais de 600 veículos conectados, e aprovado por empresas do segmento”, diz Vlademir Pierami, gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse serviço 4.0 permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO”.

Tecnologia robusta e eficiente, com a credibilidade da marca

“Os clientes sempre pedem novas soluções para reduzir custos e melhorar a disponibilidade dos ônibus. O FleetBus atende essa demanda. Trata-se de uma tecnologia robusta e eficiente, com a qualidade e a credibilidade da nossa marca, oferecido para empresas que atuam nas diversas aplicações urbanas e rodoviárias”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa ferramenta inovadora foi totalmente desenvolvida no Brasil, dentro da realidade do transporte de passageiros e de acordo com o perfil dos frotistas do setor. Trabalhamos neste serviço 4.0 pensando em todos que estão envolvidos com sustentabilidade e com o ecossistema do transporte responsável, seguindo, aliás, os pilares ESG da nossa Empresa”.

FleetBus é item de série para todo o portfólio de ônibus da marca

Idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, o FleetBus está disponível para todos os segmentos de ônibus produzidos pela da Mercedes-Benz, desde os zero km (Euro 6 e Elétricos) até mesmo para os seminovos produzidos a partir de 2012, neste caso sendo necessário instalar o kit de conectividade, composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas.

Desde janeiro deste ano, todos os chassis de ônibus urbanos e rodoviários Mercedes-Benz, com exceção daqueles destinados a licitações, saem de fábrica com o equipamento do FleetBus previamente instalado. Este item de série também já está disponível para o ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U.

“Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus”, informa Walter Barbosa. “Dessa forma, o gestor passa a contar com informações de seus veículos e do comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de performance e diagnósticos. Queremos assim proporcionar uma melhor experiência para os clientes com esse nosso exclusivo serviço 4.0”.

O FleetBus é composto pelo módulo de telemetria, chicote elétrico e antenas. Para veículos 0km que saem de fábrica desde janeiro de 2025, o equipamento é montado na linha de produção da Mercedes-Benz, e não há necessidade de instalação no campo. Para veículos que não saíram da fábrica com a opção, é possível fazer o retrofit, restando aos encarroçadores apenas a colocação das antenas, conforme o tipo da carroçaria escolhida pelo cliente.

Vantagens do FleetBus para a gestão da frota

Entre as vantagens proporcionadas pelo FleetBus aos clientes destacam-se a visualização dos sinais do veículo em tempo real remotamente, gestão de falhas e eventos geolocalizados, criação e customização de eventos de condução, manutenção e segurança, bem como redução do tempo de diagnóstico de manutenção.

As funcionalidades do sistema incluem também cercas eletrônicas para monitoramento da velocidade, mapa da rota percorrida, gestão do consumo de combustível, identificação de comportamentos dos motoristas que impactam no consumo e na segurança e transmissão automática de relatórios por e-mail.

Indicadores de performance pelo Driver Score

Os ônibus que possuem o equipamento FleetBus contam com uma função no painel chamada Driver Score. Este recurso adicional permite que o motorista visualize sua performance na condução, ou operação, do veículo com quatro indicadores de performance – aceleração, frenagem, uniformidade e desaceleração – que retratam o comportamento do motorista em tempo real. Isso contribui para uma condução mais econômica e segura, além de servir de referência para eventuais necessidades de treinamento do motorista.

Funcionalidades e ambiente amigável

Entre as principais funcionalidades do FleetBus destacam-se o diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados (informações sobre frenagens e acelerações bruscas, curvas em alta velocidade, excesso de velocidade, onde e quando os eventos ocorreram, entre outras) e sistema de diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de condução. O sistema lê detalhadamente o que acontece com o ônibus. Com isso, as avaliações são mais precisas, gerando confiança e resultados para os clientes.

Com interface Web e uso intuitivo e amigável, esse serviço traz mais vantagens aos clientes. Ele contribui, por exemplo, para que os ônibus da frota fiquem mais tempo em circulação, gerando resultados e rentabilidade. Além disso, a redução no consumo de diesel traz o benefício de menos emissão de poluentes.

O FleetBus também contabiliza o número de ativações dos recursos de segurança dos ônibus, como, por exemplo, o ACC (piloto automático adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e vários outros.

Além da segurança, o sistema também monitora itens de desempenho, economia e outros, como as falhas e paradas que podem ser evitadas a partir de informações precisas em tempo real.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!